Terça, 08 de Outubro de 2024

Taxa de ocupação da Latam fica em 84,2% em 2016, ante 83,1% em 2015

10/01/2017

A Latam divulgou nesta segunda-feira, 9, suas estatísticas de tráfego de passageiros e carga em 2016. A taxa de ocupação nos voos comerciais da companhia no ano ficou em 84,2%, ante 83,1% em 2015. Em dezembro, esta taxa ficou em 83,6%, ante 82,6% no mesmo mês do ano anterior.

O maior crescimento da taxa de ocupação da Latam em dezembro foi registrado no mercado doméstico brasileiro, passando de 81,9% no último mês de 2015 para 83,7% em 2016. No ano, os voos domésticos da companhia tiveram ocupação de 82,3%, ante 81,6% em 2015.

A demanda registrada pela Latam, representada pelo indicador passageiros/quilômetros pagos (RPK) em 2016, subiu 1,9% em relação a 2015. Em dezembro, o avanço foi de 1,9%. Nos voos domésticos no Brasil, a demanda caiu 10,7% ano passado, e recuou 7,5% na comparação entre os meses de dezembro.

Já a oferta de assentos/quilômetro disponíveis (ASK) subiu 0,6% tanto no acumulado de 2016 quanto em dezembro do ano passado. No mercado brasileiro, a oferta caiu 11,5% em 2016, e 9,5% em dezembro.

O número de passageiros transportados pela Latam recuou 1,3% no ano passado, para 66,96 milhões, e caiu 0,5% em dezembro, para 5,771 milhões. O mercado de voos domésticos brasileiros foi o responsável por esse desempenho. No ano, o número de passageiros caiu 9,7% no mercado local, e em dezembro, a queda foi de 5,3%.

No mercado de cargas, a Latam registrou uma queda de 8,7% na demanda em 2016, e de 2,1% em dezembro. A oferta recuou 5,3% no ano e 5,4% no mês passado. Com isso, o fator de ocupação dos voos de carga passaram de 53,6% em 2015 para 51,7% em 2016. Em relação aos meses de dezembro, o fator melhorou de 54,1% para 56%.