Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Terça, 08 de Outubro de 2024

Companhias aéreas oferecem conexão estendida diversas cidades do mundo

09/12/2016

RIO - Durante aquela viagem até Frankfurt, na Alemanha, que tal aproveitar a conexão em Paris e curtir a cidade um tempinho a mais? Muitos turistas não sabem, mas diferentes companhias aéreas estão oferecendo a seus clientes o stop-over, uma parada estendida que aumenta o tempo de estadia nos locais de conexão, desde que a viagem total dure mais de dez horas.

Algumas empresas até pagam a hospedagem de uma noite. Outras dão descontos em hotéis e atrações em geral, como é o caso da TAP.

— A ideia é que a pessoa possa aproveitar o local onde vai parar, mas principalmente consiga descansar durante voos longos — diz Francisco Guarisa, diretor de Marketing da TAP para o Brasil.

A Emirates, que liga as Américas e a Europa à Ásia, em viagens de até 23 horas, oferece diária de uma noite em Dubai. A oferta vale inclusive para a classe econômica: basta que o tempo de conexão na cidade exceda oito horas e o destino seja fora dos Emirados Árabes. Já na classe executiva, o tempo de espera na conexão pode ser de apenas seis horas para garantir a hospedagem gratuita.

A pedagoga Monica Menezes descobriu o serviço de stop-over na Emirates, quando foi à Tailândia em 2013 e, desde então, sempre utiliza tempo extra nas conexões:

— O mais interessante é poder fazer um pernoite com tranquilidade e conforto. A longa viagem na econômica acaba prejudicando o tempo no destino, pois, ao chegar, precisamos de mais horas para nos recuperarmos.

A KLM e a Air France não pagam estadia, mas oferecem, em conjunto, o serviço de stop-over sem custo adicional, inclusive para a classe econômica. Passageiros das duas companhias que estiverem indo, por exemplo, do Rio a Moscou, podem escolher ficar em Paris na ida e em Amsterdã, na volta, quantos dias quiserem. Ou vice-versa. O necessário é que o voo até o destino final dure mais de dez horas.

Na TAP, o programa de stop-over acabou de ser criado. Além de poder estender a estadia em Lisboa ou no Porto por até três noites, os passageiros ganham descontos em hotéis parceiros da companhia. Segundo a empresa, só na capital, são 150 opções. O serviço vale para quem tem como destino final cidades na Europa ou na África.

No caso da Turkish Airlines, se comprar passagem para Ásia, África ou outro destino europeu, o passageiro poderá estender a conexão em Istambul por até duas noites. Pela companhia, para quem viaja na classe executiva, o voo só precisa ser de mais de sete horas. Para a econômica, vale o período de mais de dez. A companhia oferece city tour gratuito na cidade.

A British Airways oferece o serviço de stop-over em Londres, por um período de até 34 horas. A opção só pode ser considerada na escolha feita no momento da reserva. Na Air Europa, o sistema funciona de maneira semelhante: voos com mais de dez horas dão direito a uma parada de até dois dias em cidades com conexão. Porém, no caso desta companhia, o serviço só pode ser adquirido diretamente com agentes, por telefone. No site, o serviço ainda não está habilitado.

As companhias brasileiras Gol e a Avianca Brasil ainda não oferecem programas de stop-over. Assim como a Latam, elas têm a opção de “múltiplos destinos”, onde é possível montar um roteiro passando por várias cidades, mas sem condições especiais tarifárias. Já a Azul opera no programa da TAP.

Em todas essas empresas, o ideal é adquirir o serviço no ato da compra da passagem. Também é possível solicitar o serviço na hora de fazer o check-in, mas, neste caso, o critério é saber se o voo que sairá da cidade de conexão tem assentos disponíveis na data escolhida — se não tiver, algumas companhias podem cobrar pela diferença.