Sábado, 21 de Setembro de 2024

Gol vai comprar 60 novos Boeing; aérea deve gastar US$ 6 bi

02/10/2012

A Gol vai investir quase US$ 6 bilhões para garantir a modernização de sua frota a partir de 2016. A empresa anuncia hoje que vai adquirir 60 novos jatos Boeing 737 MAX 8, nova geração dos jatos de um corredor da fabricante americana. O preço de tabela da Boeing é de US$ 100,5 milhões para o modelo 737 MAX 8.

Os motores mais eficientes do MAX garantem uma redução do consumo de combustível de 13% na comparação com modelos atuais do 737.

Com a assinatura do contrato de compra, a Gol vai assegurar o recebimento de 10 aviões em 2017 --ano em que o jato entrará em operação. No ano seguinte serão mais 30 jatos. Os demais 20 serão entregues em 2019.

As últimas entregas da atual carteira de pedidos da Gol junto à fabricante americana termina em 2016.

Se demorasse mais tempo para fechar o pedido, a Gol perderia a chance de receber o primeiro lote em 2017, ficando em desvantagem em relação a seu principal concorrente doméstico, a TAM, que opera jatos da Airbus. A TAM encomendou 22 Airbus-A320 neo, modelo com motor 15% mais eficientes do que os A320 atuais, com entregas previstas para o período de 2016 a 2018.

Com essa aquisição, a Gol garante a manutenção da idade média de sua frota, de sete anos.

No final do segundo trimestre deste ano, a Gol e a Webjet tinham em operação 124 aeronaves Boieng 737-700 e 800 NGs, com idade média de 7,3 anos, e 23 aeronaves Boeing 737-300, com idade média de 20 anos. Os 737-300, usados pela Webjet, estão sendo gradualmente substituídos.

Com esse anúncio da Gol, a carteira de encomendas da Boeing com o MAX, que era de 664 aviões, passa para 724. O avião começará a ser produzido em 2015 na fábrica de Renton, região da grande Seattle, nos EUA, com o voo de certificação previsto para 2016.