Terça, 08 de Outubro de 2024

Companhias aéreas

10/11/2016

A Gol decolou na frente na categoria companhias aéreas. A arrancada, explica Paulo Miranda, diretor de Produtos e Experiência da empresa, foi impulsionada pela robusta operação na cidade, além do aumento de serviços e facilidades oferecidas ao passageiro.

— A Gol é líder em voos no Rio de Janeiro, são dez por hora, em média. Nos últimos três anos, investimos em melhorar a experiência de voo para o passageiro. Até o fim deste ano, vamos abrir um Premium Lounge, sala VIP com conceito diferenciado, para viajantes internacionais no Aeroporto do Galeão. No início de 2017, virá o espaço para os voos nacionais — conta Miranda.

No Aeroporto Santos Dumont, por exemplo, a Gol já conta com uma rampa para embarque remoto de passageiros, no lugar de escada, tornando o processo acessível. Há ainda totens de autoatendimento para fazer check-in e despachar bagagens.

A Latam vem trabalhando na construção de sua nova marca desde 2015, dando visibilidade a ações específicas no Rio. O primeiro avião com pintura da marca Latam, no lugar de TAM, foi usado para buscar a Tocha Olímpica, decolando do Galeão. Companhia oficial da Rio 2016, ela investiu R$ 20 milhões na operação para o período do evento.

— Para a Paralimpíada, nós desenvolvemos protocolos e produtos para atender a atletas e passageiros com necessidades especiais, como uma cadeira de rodas utilizada para acomodar o viajante dentro do avião e também auxiliar no embarque e no desembarque — destaca Daniel Aguado, gerente sênior de Comunicação e Marca da Latam.

Apesar do ajuste na malha de voos, resultado da queda na demanda por viagens aéreas no país em consequência da recessão, o Rio de Janeiro segue com voos internacionais da Latam para Nova York e Miami, nos Estados Unidos, Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina.

A Azul chega ao terceiro lugar na lista das companhias aéreas mais admiradas pela primeira vez em 2016. E também reconhece ter ajustado a oferta de voos. No Aeroporto do Galeão, caiu de oito para seis por dia. No total, contudo, são mais de 60 voos diários operados pela companhia no Rio para mais de uma centena de destinos. A empresa terá reforço na malha para o verão, com novas partidas do Santos Dumont para cidades como Vitória (ES), Salvador (BA) e Florianópolis (SC).