Terça, 08 de Outubro de 2024

Piloto ganha prêmio milionário após evitar colisão;

09/11/2016

Um piloto da China Eastern Airlines se tornou um herói ao evitar um acidente que poderia terminar com a morte de 439 passageiros. He Chao conseguiu evitar a colisão do A320 que pilotava com um A330, também da China Eastern. Como recompensa, Chao recebeu um prêmio de três milhões de yuans, moeda chinesa, quantia equivalente a US$ 442 mil e R$ 1,4 milhão, e o copiloto do voo ganhou 600 mil yuans (US$ 88,3 mil)

O incidente aconteceu no aeroporto de Xangai, na China, em 11 de outubro. O A320 de Chao já havia iniciado a corrida da decolagem, quando o A330 cruzou a pista, para pousar. Quando o avião atingiu a 240 quilômetros por hora, Chao levantou voo. Com isso, uma aeronave passou por cima da outra, com um espaço de apenas, 19 metros entre os dois modelos.

A ação não foi filmada, mas uma recriação em computação gráfica mostra como o acidente quase ocorreu.

O A320 comandado por Chao tinha como destino Tianjin e estava com 147 passageiros a bordo, já o A330 chegava de Pequim, com 266 viajantes. Nos dois aviões ainda tinham 26 tripulantes.

A investigação concluiu que o ato foi provocado por uma falha dos controladores de tráfego do aeroporto de Xangai, que não deveriam ter autorizado o pouso do A330, no momento em que havia outro avião decolando.

O órgão de aviação civil da China afirmou em comunicado que como punição, os 13 controladores que trabalhavam no momento tiveram suas licenças cassadas e não poderão mais atuar na área.