Terça, 08 de Outubro de 2024

Aeroporto de Uberlândia tem queda no fluxo de passageiros em setembro

28/10/2016

A movimentação de passageiros no Aeroporto Tenente-Coronel-Aviador César Bombonato, em Uberlândia, voltou a cair em setembro, de acordo com dados da Infraero. O mês teve uma demanda 1,6% menor do que a verificada em agosto. Já em relação ao mesmo período do ano passado, setembro de 2016 apresentou queda de 2,47% no número de passageiros que transitaram pelo aeroporto uberlandense.

Para as agências de viagens da cidade ouvidas pela reportagem do CORREIO de Uberlândia, a redução na demanda é explicada pelo cenário político-econômico de setembro. Além disso, as agências também creditam a queda de passageiros aos altos preços praticados pelas companhias aéreas.

Passageiros fazem check-in para embarcar no aeroporto local (Foto: Marcos Ribeiro 6/5/2015)

Houve queda do números de passageiros no aeroporto de Uberlândia (Foto: Marcos Ribeiro)

Segundo o gerente de uma agência Lucas Resende, setembro foi um mês fraco para o turismo. “Acredito que isso ocorreu por conta de incertezas na economia e com a efetiva troca de presidente da República. Além disso, as empresas de aviação pararam de criar promoções. Mas outubro está retomando e esperamos uma melhora de até 30% em relação a setembro”, afirmou Resende.

Para o diretor de outra agência de viagens José Ricardo Rodrigues, os altos preços praticados pelas companhias aéreas também influenciaram a queda de passageiros no aeroporto de Uberlândia. “Principalmente, nas passagens para São Paulo, que significam praticamente 80% dos voos de Uberlândia, porque é a principal cidade de conexão para outros destinos. Na minha visão, as empresas estão primando pelo equilíbrio financeiro ao invés de lotação de passageiros. Então, eles aumentam os valores de forma que pague o voo com metade das poltronas ocupadas.”

Na agência onde Adeline Oliveira é gerente, a observação é de que as famílias diminuíram os gastos com viagens. “Outro fator é que as companhias aéreas estão com bem menos promoções para viagens no fim de semana do que no ano passado”, disse.

Avit não acredita em redução nas viagens

Apesar dos dados consolidados da Infraero, divulgados mensalmente no site da instituição, e das percepções de agências de turismo de Uberlândia apontarem redução na movimentação de passageiros no aeroporto local, o presidente da Associação das Agências de Viagens do Triângulo Mineiro (Avit), Wesley Fernandes de Oliveira, discorda do cenário.

“Não acredito que tenha havido queda. Pelo contrário. Pelo que percebo, houve aumento. Viajo todos os meses e vejo todos os aeroportos, inclusive o de Uberlândia, sempre muito cheios”, disse Oliveira, sem mencionar dados.

Mês foi o quarto mais movimentado no ano

Embora setembro tenha apresentado queda na demanda de passageiros no aeroporto de Uberlândia, tanto em relação ao mês anterior quanto em comparação com o mesmo período de 2015, foi o quarto mês mais movimentado no terminal uberlandense, com 90,2 mil passageiros.

Os dois melhores meses do ano foram os de período de férias: janeiro (93.391) e julho (93.935). Já agosto ficou com a terceira colocação, quando passaram 91,7 mil passageiros pelo aeroporto de Uberlândia.

Ainda assim, todos os meses de 2016 até setembro apresentaram demanda abaixo da registrada nos mesmos meses no último ano.

Movimentação de passageiros no aeroporto de Uberlândia

2016 2015
Janeiro 93.391 105.761