Sábado, 21 de Setembro de 2024

Passageiros e carga transportada por avião em baixa

01/10/2012

A nível global, companhias de aviação continuam a ser moderadas na sua capacidade de expansão que está limitada a um crescimento de 4,1%, enquanto a capacidade de ocupação atingiu os 82,1%.

Nas regiões da Europa as companhias de aviação registaram um crescimento forte da procura, de 5,6%, mais alto que os 4,7% registados em julho. A IATA refere, no entanto, que esta evolução se deveu a fatores sasonais e diz que apesar da recessão da economia as companhias continuaram a expandir as suas rotas internacionais, com uma capacidade de crescimento de 4,4%, e uma capacidade de ocupação de 84,9%. Na América do Norte o aumento de passageiros foi apenas de 0,5%.

As companhias de aviação mais afetadas foram as da região Ásia-Pacífico, com uma subida do número de passageiros de 2,9%, face ao periodo homólogo, apenas mais 0,1% que no mês de julho.

As regiões do Médio Oriente (mais 16,7%), América Latina (mais 7,3%) e África (mais3,2%) registaram os melhores comportamentos.

As mercadorias transportadas por avião cairam 0,8%, na comparação com o ano anterior, e a IATA prevê que esta atividade esteja sob ameaça devido à recessão económica.

Na carga, as regiões do Médio Oriente, África e América do Norte mantiverem crescimentos positivos. Todas as outras regiões viram o volume da carga transportada cair. A queda mais relevante registou-se na região Ásia-Pacífico, com perdas de 5,5%.