Segunda, 07 de Outubro de 2024

Postar foto de passagem aérea é perigoso; saiba por quê

29/09/2016

Antes de postar aquela foto do seu cartão de embarque no Facebook para que todos os seus amigos vejam qual é o seu próximo destino, pense duas vezes. As informações que aparecem na imagem, como nome, número do e-tíquete e código localizador podem ser utilizadas por pessoas mal intencionadas para entrar no sistema da companhia aérea e modificar (ou até cancelar) o voo.

A vulnerabilidade desses sistemas foi revelada em um experimento recente feito pelo blogueiro do site iflyat.com.au , Steve Hui. Ao ver uma foto de cartão de embarque publicada em suas redes sociais, ele pegou as informações contidas na passagem e conseguiu acessar a reserva da pessoa apenas como o nome e o código localizador.

Depois disso, Hui conseguiu acessar inúmeros dados relacionados à viagem e ao passageiro, incluindo o trajeto completo (com as devidas conexões), o número do assento e os três dígitos finais do cartão de crédito. Mas uma das informações mais relevantes – e alarmantes - é que o código de barras da passagem também contém diversas informações sobre o voo e pode ser lido por qualquer um, lembrando que hoje a internet disponibiliza diversos leitores de códigos de barras virtuais, ferramentas que conseguem captar informações apenas com base em uma foto.

Sendo assim, a dica que Hui dá aos passageiros é ocultar as informações relevantes da passagem ao postar fotos nas redes sociais, ou apelar para outras alternativas: se a ideia é mostrar que vai voar de primeira classe, por que não postar uma foto da taça de champanhe na sala VIP, em vez de divulgar o seu cartão de embarque? Fica a dica.