Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Segunda, 07 de Outubro de 2024

Ladrões agem na saída de terminal do aeroporto

19/09/2016

Uma onda de roubos próximo ao terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Salvador tem assustado motoristas que prestam serviço de frete no local. Segundo os profissionais, nos últimos dois meses,  assaltantes passaram a agir constantemente ao longo da via de acesso aos galpões das companhias aéreas. No trecho, de cerca de um quilômetro, há apenas uma guarita de segurança, que está desativada.

Embora situadas ali, nem mesmo as unidades do Grupamento Aéreo (Graer) da PM e da Coordenadoria de Operações Especiais da Polícia Civil, parecem inibir os roubos. "Eles abordam a qualquer hora, à luz do dia", conta  uma das vítimas, que, no último dia 2,  conseguiu manobrar e fugir de três homens armados.

"Eu dei sorte. Mas, três dias depois, numa segunda-feira, uma Fiorino teve a mercadoria roubada. Sem falar que, em agosto, um caminhão da empresa em que trabalho foi arrombado. Levaram mais de R$ 110 mil em mercadorias", acrescenta.

À reportagem, os motoristas disseram que  o alvo preferido dos ladrões são celulares e aparelhos eletroeletronicos, como TVs e notebooks. "Estamos todos trabalhando com medo, muito medo mesmo. As mercadorias têm seguro. O pior é chegar a um ponto de alguém perder a vida durante um assalto desses. Esperamos que alguma providência efetiva de segurança seja tomada  Antes que o pior aconteça", desabafa.

A assessoria da Infraero informou que é responsável apenas pela segurança patrimonial do terminal de cargas, cujos limites alcançam somente as áreas dos galpões das companhias.  Procurada, a Polícia Militar respondeu que realiza  rondas intensivas no local, por meio de viaturas da 15ª CIPM (Itapuã).

"O patrulhamento motorizado da  Rondesp Atlântico também reforça a segurança ", informou. O delegado ACM Santos, titular da 12ª DT (Itapuã),  afirma que a unidade não notou aumento na mancha criminal na região apontada. "Há registros pontuais desse tipo de ocorrência", assinala.