Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Segunda, 07 de Outubro de 2024

Governo de AL concede incetivo à Gol e passagens aéreas podem ficar mais baratas

30/08/2016

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), assinou, nesta segunda-feira (29), um protocolo de concessão de incentivos à empresa Gol Linhas Aéreas, a fim de se reduzir a alíquota do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) que incide sobre o querosene de aviação. Com isso, o preço das passagens aéreas devem ser barateadas, favorecendo a criação de novos voos saindo do Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió.

De acordo com a assessoria da Sedetur, o combustível representa 35% dos gastos das companhias aéreas com os voos. Ou seja, com a redução da alíquota de 17% para 12%, o preço das passagens aéreas em Alagoas deve sofrer redução, estimulando um fluxo maior de passageiros saindo de Maceió.

Ainda de acordo com a assessoria da Sedetur, em contrapartida à concessão do incentivo, o Governo de Alagoas solicitou que fossem disponibilizados mais voos em Alagoas. Na oportunidade, o diretor de Relações Internacionais da Gol, Cláudio Neves, informou ter solicitado, à Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), voos diretos para Buenos Aires-ARG e Belo Horizonte-MG.

"Esta concessão consolida a boa relação do governo com a empresa. Também há oportunidades em momentos de crise. E este momento é importante para se desenvolver o turismo no estado. Já pedi um voo direto de Maceió para Belo Horizonte, e aguardamos uma resposta por parte da Anac. Hoje, este voo segue para Salvador antes de chegar ao destino final", informou Cláudio Neves.

A solenidade de assinatura da concessão contou, ainda, com a presença do secretario de Estado da Fazenda, George Santoro. E após a assinatura, debateu-se os desafios do turismo em AL, em virtude da crise político-econômica nacional. 

Também participaram da discussão o presidente do Maceió Convention & Visitors, Glênio Cedrim, o presidente da Associação Brasileira da Industria de Hotéis (Abih-AL), Maurinho Vasconcelos, e o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Helder Lima.