Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Segunda, 07 de Outubro de 2024

Companhias aéreas de baixo na Europa custo apostam em dados

19/08/2016

Dublin - As companhias aéreas de baixo custo da Europa zombavam dos programas de milhas aéreas administrados por companhias nacionais considerando-os relíquias caras de uma era passada.

Mas após assistirem boquiabertos enquanto as bases de dados de clientes eram avaliadas em bilhões de dólares, elas estão lutando para compensar o tempo perdido.

As duas maiores companhias aéreas de baixo custo da Europa, Ryanair e easyJet, engoliram o orgulho no ano passado e lançaram programas de fidelidade e ambas anunciaram investimentos significativos em análises de dados.

Seu objetivo é imitar varejistas como Amazon.com e Tesco ao conduzir os lucros ao aproveitar os dados de suas vastas bases de clientes online para criar ofertas altamente personalizadas e adaptar serviços às preferências do cliente de maneira mais rápida.

"Isto transformou o varejo e vai transformar as empresas aéreas", disse Kenny Jacobs, ex-executivo da Tesco que está liderando a guinada digital da Ryanair como diretor de marketing.

A presidente-executiva da easyJet, Carolyn McCall, que nomeou no ano passado o primeiro chefe de ciências de dados da empresa para supervisionar uma equipe de 25 especialistas em análise de dados, descreveu dados como "incrivelmente importantes" para a companhia.

Ambas as empresas prometeram uma descrição detalhada de suas unidade de dados digitais e os retornos financeiros neste outono, no Hemisfério Norte.