Segunda, 07 de Outubro de 2024

Embraer anuncia plano de demissão voluntária em suas fábricas no Brasil

09/08/2016

A Embraer anunciou que adotará um Plano de Desligamento Voluntário (PDV) para funcionários das unidades do Brasil. O plano de redução de custos deverá ter reflexos nas unidades industriais que a construtora aeronáutica controla em Portugal. Clica Piaui http://clicapiaui.com/2016/08/embraer-anuncia-plano-de-demiss-o-volunt-ria-em-suas-f/A Embraer anunciou nesta segunda-feira (8) a abertura de um PDV (Programa de Demissão Voluntária) nas fábricas no Brasil. A empresa ainda não deu detalhes sobre a medida, mas já tem reunião marcada com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (filiado à CSP-Conlutas) na próxima quarta-feira (10), às 15h. A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos. A companhia ainda afirmou que o PDV "dá a oportunidade de decisão ao funcionário e oferece um pacote atraente de benefícios". De acordo com comunicado feito por supervisores aos trabalhadores, a Embraer quer economizar US$ 200 milhões com o PDV e outras medidas anunciadas. Clica Piaui .Os sindicalistas chama atenção para o fato de que este é exatamente o mesmo valor provisionado pela Embraer para pagamento de uma multa referente ao caso de propina que está sendo investigado pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro e denunciado em 2010 pelo Departamento de Justiça do governo dos Estados Unidos. A Embraer acredita e trabalha pela superação desse momento. "É preciso que a denúncia seja minuciosamente investigada e os responsáveis sejam punidos e os prejuízos ressarcidos", afirmou, em nota, o vice-presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos, Herbert Claros da Silva. "Em razão do cenário desafiador observado no mercado aeroespacial global, a Embraer reduziu suas estimativas de entrega de aeronaves e de resultados para o ano, conforme foi informado na divulgação de resultados do segundo trimestre, no último dia 29 de julho", diz nota divulgada pela empresa, que adotará outras medidas para reduzir custos em todas "suas unidades e negócios globalmente", o que deverá incluir as unidades que a empresa tem em Portugal, designadamente em Alverca, na região metropolitana de Lisboa, e na cidade de Évora, a sul da capital portuguesa. A Embraer emprega 17 mil funcionários no Brasil. No segundo trimestre, a empresa teve prejuízo de R$ 337 milhões, revertendo resultado positivo de R$ 399,6 milhões obtido no mesmo período do ano passado. A Embraer informou ainda que em maio de 2015 deu início a discussões com o departamento de Justiça dos EUA para por fim, mediante possível resolução, aos procedimentos investigativos. Em seu balanço trimestral, a companhia explica que esse montante é uma estimativa de "provável desfecho" de negociações, mas salienta que o valor ainda não foi "finalmente determinado". Clica Piaui http://clicapiaui.com/2016/08/embraer-anuncia-plano-de-demiss-o-volunt-ria-em-suas-f/