Segunda, 07 de Outubro de 2024

Aéreas investem em tecnologia para personalizar atendimento

02/08/2016

Avião da Gol no Santos Dumont: empresa investe em tecnologia para agilizar processos e personalizar atendimentoFoto: Pedro Teixeira/24-3/2016

Rio - Apesar dos prejuízos bilionários acumulados nos últimos anos, as companhias aéreas brasileiras estão investindo cada vez mais em soluções tecnológicas para aumentar a eficiência operacional e prestar serviços personalizados aos passageiros. A Gol, por exemplo, anuncia nesta terça-feira o uso de tablets por sua tripulação. Com eles, os chefes de cabine terão o mapa dos assentos nas mãos, com nome e perfil de cada cliente a bordo. A Latam já utiliza sistema similar e, desde junho, conta ainda com um sistema de monitoramento de crianças viajando desacompanhadas. A Azul, por sua vez, está testando aplicativo usado por gerentes de aeroportos, com todas as informações relativas a passageiros, bagagem e voos.

No caso da Gol, se houver um menor viajando desacompanhado ou um idoso que precisa de cuidados especiais, os comissários saberão ao olhar na tela. Se membros de uma mesma família estiverem viajando em poltronas separadas, a equipe de voo também saberá previamente e poderá agilizar a troca de assentos. E, caso haja passageiros em conexão, a chefe de cabine poderá orientar quais os portões de embarque para onde eles deverão ir.

Os primeiros 200 tablets foram distribuídos ontem. Ao longo da semana, serão distribuídos um total de 800 aparelhos — um para cada chefe de cabine, que se revezam nos 140 aviões da aérea. Miranda não revelou o valor do investimento.— Vamos conseguir enxergar melhor os clientes. Isso nos ajuda do ponto de vista operacional e na personalização do atendimento — afirma Paulo Miranda, diretor de produtos e experiência do cliente da Gol.

TROCA DE PEÇAS

Num primeiro momento, eles funcionarão com um dispositivo 3G, como num celular. Por isso, só funcionarão em solo. Mas, ainda neste semestre, passarão a usar a rede wi-fi que estará disponível nos voos da Gol. A empresa aguarda apenas aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para liberar o acesso à rede. Até maio de 2018, todos os aviões da Gol terão wi-fi.

Do ponto de vista da empresa, o uso dos tablets trará ganhos operacionais, que vão desde a economia de papel — hoje, para cada voo é impressa uma lista dos passageiros em papel e entregue ao chefe de cabine — até agilidade dos processos.

Com os tablets, o chefe da tripulação poderá, em pleno voo, tirar foto de um assento rasgado ou uma peça quebrada e enviá-la à equipe de manutenção para que seja providenciada a troca, por exemplo.

Perguntado por que uma empresa que teve tanto prejuízo — após 16 trimestres no vermelho, a Gol teve um alívio no primeiro trimestre de 2016, com lucro de R$ 751 milhões — decidiu investir nos tablets, Miranda respondeu:

— Queremos ser a empresa em que o cliente deseja viajar. Não podemos ficar parados esperando o melhor momento (para investir).

A Latam iniciou os testes para substituição dos manuais de bordo por tablets em 2015. Em maio de 2016, implementou a tecnologia a bordo dos aviões Boeing 767. Neste mês de agosto, está ampliando o uso do novo recurso às aeronaves da família Airbus. No total, a companhia terá cerca de 500 tablets utilizados pela tripulação em 300 aviões. Substituem todo tipo de material anteriormente impresso, como carta de navegação e outros.

Com a novidade, a Latam Brasil espera reduzir as emissões de CO2 em perto de 3.000 toneladas por ano, além de diminuir o uso de papel e outros benefícios.

A companhia criou ainda um sistema para monitoramento de crianças e adolescentes que viajam desacompanhados. Eles recebem uma pulseira com um código e também uma etiqueta de bagagem diferenciada. Funcionários da empresa utiliza um celular com um leitor de código de barra para acompanhar todos os movimentos do pequeno passageiro, do check-in à chegada ao destino. Os pais ou responsáveis podem verificar as informações em tempo real por computador, celular ou tablet. O serviço custa R$ 129 por trecho voado.

MAIS AGILIDADE NO AEROPORTO

A Azul desenvolveu, em parceria com a Levart, um aplicativo que se integra ao sistema operacional Go-Now. Criado para atender os profissionais de aeroporto da companhia, ele reúne todas as informações referentes voos, passageiros, assentos, bagagem, conexões, movimentos de pista. Traz ganhos em mobilidade, já que o membro da equipe não precisa se deslocar a diferentes postos fixos para executar tarefas, garante informação em tempo real e a segmentação no atendimento ao passageiro.

— Com um tablet ou celular, os gerentes de aeroporto poderão controlar embarque, desembarque, fazer up-grades, aceitar pagamentos, agir em situação de contingência na reacomodação dos passageiros. Também a bagagem é monitorada. Traz ganhos em eficiência em processos, pois permite fazer on-line um conjunto de ações que antes eram todas manuais — explica Sami Foguel, vice-presidente de Clientes da Azul.

Iniciado há um ano e meio, a nova tecnologia da Azul, usada em dispositivos móveis da Apple, estará nas dez maiores bases de operação da companhia no país até o fim de 2016, diz Foguel. Desde maio, os técnicos de manutenção da Azul já utilizam tablets, com informações sobre manuais, índices e materiais.

A Avianca Brasil também embarcou nessa. Desde julho utiliza uma solução digital em nuvem da Airbus, desenvolvida em parceria com a IBM, a Maintenance Mobility. O aplicativo liga toda a equipe ligada à manutenção das aeronaves, permitindo que os mecânicos obtenham informações por meio de tablets. Os supervisores podem monitorar todas as etapas da manutenção.