Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 28 de dezembro de 2024

Concessionária apresenta projeto de ampliação do aeroporto de viracopos

18/09/2012

 

Segundo ciclo de obras, que prevê segunda pista, pode ser antecipado. Em 2038 terminal terá capacidade para 80 milhões de passageiros por ano 
 
A concessionária Aeroportos Brasil apresentou nesta segunda-feira (17) o projeto de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas (SP) e anunciou a intenção de antecipar a construção da segunda pista de pouso, inicialmente prevista para 2018.  As obras do novo terminal de passageiros já foram iniciadas em agosto, mas a construção da nova pista depende de decisões sobre o eventual desvio de uma linha férrea que cruza o terreno.
 
O projeto ainda aguarda aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas o presidente do conselho de administração da concessionária, João Santana,  confirma a intenção de antecipar o cronograma. Já começamos a contactar os projetistas, revela. Pelo projeto, as obras não devem atrapalhar as operações no aeroporto. Como a nova pista deve ser construída a  2,5 quilômetros da atual, em breve será possível a operação de partidas e decolagens simultâneas.
 
Futuro
Com investimento total estimado em R$ 8,4 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, o Aeroporto Internacional de Viracopos  será preparado para receber 80 milhões de passageiros/ano e se transformará no maior e mais moderno aeroporto da América Latina, segundo a Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que venceu o leilão do aeroporto em fevereiro. As obras do primeiro ciclo de investimentos começaram em agosto.
 
O novo aeroporto de Viracopos foi concebido a partir do conceito de aeroporto cidade e prevê, na expansão, também hotéis, shopping center e centro de convenções. O projeto foi desenvolvido em parceria com a projetista holandesa NACO, consultoria especializada na engenharia de aeroportos responsável pelo aeroporto de Schipol, em Amsterdã, e também com a consultoria da Flughafen München GmbH (FMG), operadora do Aeroporto de Munique, na Alemanha, o sexto maior da Europa.
 
Etapas do projeto
O projeto de ampliação de Viracopos terá cinco ciclos de investimentos durante os 30 anos de concessão. O primeiro deles, que segue até maio de 2014, já está em execução. Na primeira etapa, a Aeroportos Brasil Viracopos investirá aproximadamente R$ 1,4 bilhão na construção de um novo terminal de passageiros com capacidade para o transporte de 14 milhões de passageiros por ano ano. O prédio terá ainda com 28 pontes de embarque, sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves e um edifício-garagem com 4 mil vagas, além da ampliação das pistas de taxiamento de aeronaves, até maio de 2014.
 
O projeto também destaca a cobertura do telhado desenvolvido captura da energia solar e com o sistema de reutilização da água da chuva. O edifício-garagem será integrado ao novo terminal de passageiros por uma ponte coberta e contará com restaurantes, loja de aluguel de carros e escritórios dos órgãos públicos federais. A estrutura também estará preparada para uma expansão vertical futura, onde poderão ser construídos escritórios comerciais e um hotel.
 
A concessionária planeja ainda que o novo terminal e as intervenções previstas no primeiro ciclo de investimentos estejam integradas com os prédios atualmente existentes no complexo durante o período de obras, sem o comprometimento das operações do aeroporto até 2014.
 
Atualmente, a Aeroportos Brasil Viracopos executa obras de preparo do terreno e terraplenagem, que vão movimentar 2,5 milhões de m³ de terra e se estenderão até a primeira quinzena de outubro, quando terá início a etapa de fundação. Nesta semana, o canteiro de obras já conta com o trabalho de 250 operários diretos e indiretos e o pico será atingido ao longo de 2013, com cerca de 3 mil operários em ação.
 
Ciclos de investimento
Após a primeira etapa de investimento, até 2014, a Aeroportos Brasil Viracopos investirá mais R$ 7 bilhões no processo contínuo de expansão e modernização do complexo aeroportuário. No segundo ciclo, a capacidade esperada será de 22 milhões de passageiros ao ano, com início das intervenções projetado para 2018 e construção da segunda pista. Já no terceiro ciclo, serão 45 milhões de passageiros, com início das obras previsto para 2024 e construção da terceira pista, o quarto ciclo tem previsão de 65 milhões de passageiros, com início das intervenções projetado para 2033 e construção da quarta pista. O quinta ciclo, com capacidade esperada para 80 milhões de passageiros ano, tem início das intervenções projetado para 2038.
 
As datas previstas para os ciclos de investimento levam em consideração uma projeção da demanda de passageiros, podendo ser antecipadas para manter o nível de qualidade e conforto necessários à operação do aeroporto.
 
Obras de revitalização
Simultaneamente às obras do primeiro ciclo do plano de ampliação, a Aeroportos Brasil Viracopos investirá R$ 69 milhões na revitalização do atual terminal de passageiros do aeroporto até que o novo terminal esteja em operação. As intervenções foram iniciadas em agosto e serão concluídas no primeiro trimestre de 2013. Além disso, outros R$ 31 milhões serão investidos na readequação do atual terminal de cargas.
 
Entre as ações de revitalização previstas está o aumento de 94% da área para sanitários no terminal de passageiros a partir da construção de novos banheiros e da reforma e modernização dos existentes. As áreas de embarque também serão ampliadas em 142%. A concessionária também executará obras complementares no Módulo Operacional Provisório (MOP) para a instalação de esteiras de bagagem, ampliando a capacidade de check-ins.
 
Na área externa, já estão em andamento as obras para implantação de uma passarela coberta, com cerca de 600 metros de extensão, entre os bolsões de estacionamento e o terminal de passageiros. Outra intervenção prevista para os bolsões de estacionamento é a implantação de guaritas elevadas de vigilância.
 
Transição da operação
Entre as ações atualmente executadas pela Aeroportos Brasil Viracopos, também está o Plano de Transferência Operacional (PTO) da administração do aeroporto da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária ( Infraero) para a concessionária.
 
O processo de transição foi iniciado no último dia 13 de agosto e está dividido em duas etapas. Até o mês de novembro, a operação segue sob responsabilidade da Infraero, mas é assistida pela equipe da Concessionária, que está se familiarizando com todos os processos do aeroporto para assumir sua operação.
 
A partir de novembro, a Aeroportos Brasil Viracopos assume a operação de Viracopos, com a supervisão da Infraero, por um prazo de 90 dias. A partir de fevereiro de 2013, a responsabilidade da operação de Viracopos será exclusiva da concessionária.