Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Domingo, 06 de Outubro de 2024

Wi-fi na Gol também terá opção gratuita

15/06/2016

Após dar os primeiros passos para instalar wi-fi em suas aeronaves, a Gol revelou que terá opções de acesso gratuito e pago. Em entrevista ao Portal PANROTAS, o diretor de Produtos, Paulo Miranda, disse que o passageiro poderá assistir a todo tipo de conteúdo.

Ao entrar no avião, o cliente abre o dispositivo móvel - seja celular, notebook ou tablet - e já é notificado do sinal de internet e acessa o portal da aérea. O entretenimento de bordo, como filmes e séries, estará disponível gratuitamente.

Os detalhes de preços para navegar pela internet e ter acesso a outros conteúdos on-demand, segundo Miranda, são estudados com a fornecedora da tecnologia, a Gogo. O modelo de cobrança também é analisado. O executivo destacou que o pagamento será feito no momento do acesso ao portal da Gol, inteiramente on-line.

A primeira aeronave a receber o serviço de internet de alta velocidade retornou de Miami, nos Estados Unidos, em um prazo de 20 a 25 dias (foto à esquerda). Os demais aviões terão a conectividade no centro de manutenção. da Gol, em Confins.

Com mais aeronaves conectadas, o diretor espera que a instalação demore de três a quatro dias. “O processo todo é complexo, como colocar as antenas no avião, pois ‘penetra’ na fuselagem”, exemplificou. “Existe um máximo de precisão que deve seguir uma regulamentação técnica”, disse Miranda.

Ciente de possíveis instabilidades nas alturas, o profissional diz que interferências no sinal podem acontecer em uma eventual chuva ou nuvem carregada. Mas ele assegura: a internet é de outro nível. “Os testes que temos feito mostram que a qualidade está acima do que existe no mercado atualmente”.

Assim que completar dez aviões conectados, a Gol irá iniciar as operações comerciais. A previsão é que aconteça até o fim de ano. Até lá, os voos serão realizados em “modo beta”. Os cerca de 140 aviões da frota devem estar prontos para decolar com internet em dois anos.

Ele acredita que a tendência do mercado aéreo é maior conectividade e, sobretudo, por meio dos próprios aparelhos móveis. A Gol descarta no momento qualquer instalação de sistema de entretenimento de bordo nos assentos. “Estamos ouvindo o perfil dos nossos clientes”, disse ele sobre eventuais parcerias em tecnologia. E eles vão ser surpreendidos positivamente com a nossa internet”, finalizou.