Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Domingo, 06 de Outubro de 2024

Ações da Gol sobem quase 7%, mas é para tanto?

09/06/2016

© O Financista. Ações da Gol sobem quase 7%, mas é para tanto?

Ainda na pista: expectativas que puxam a alta da Gol ainda são apenas isso, expectativas (Reuters/Pilar Olivares)

SÃO PAULO – As ações preferenciais da Gol (GOLL4 (SA:GOLL4)) passaram toda a manhã operando em forte alta na Bolsa de Valores. No seu melhor momento, o papel superou os 7% de valorização. Por volta das 12h30, o avanço era de 7,06%, com cada ação cotada a R$ 2,73. No mesmo instante, o Ibovespa, principal indicador do pregão, recuava 1,07%, para 51.075 pontos.

Segundo Rafael Ohmachi, analista da Guide Investimentos, dois fatores podem estar puxando o valor da Gol nesta quinta-feira (9). O primeiro é o avanço, no Congresso, da medida provisória que eleva de 20% para 49% a participação de estrangeiros no capital de companhias aéreas brasileiras. Na tarde de ontem, a MP 714 foi aprovada pela comissão especial mista do Congresso que analisa o tema.

A MP precisa ser votada até 29 de junho ou perderá a validade. O caminho até virar lei ainda é longo. O texto deve passar pelos plenários da Câmara e do Senado. Somente depois disso, é que pode ser sancionado pelo presidente em exercício Michel Temer.

Tantas variáveis levam Ohmachi a avaliar com cautela a alta dos papéis da Gol neste momento. Primeiro, porque não se sabe se a MP 714 será aprovada nestes termos ou se haverá modificações. No limite, também não há certeza sequer de que seja votada.

Querer e poder

Segundo, porque há uma grande diferença entre a legislação brasileira passar a permitir uma maior participação de companhias estrangeiras no capital das nacionais, e isso acontecer de fato. A Delta Airlines possui 9,5% do capital da Gol e muitos especulam que, com a liberação, os norte-americanos poderiam aportar mais dinheiro na empresa da família Constantino. “Mas ninguém disse que a Delta fará, mesmo, isso”, alerta Ohmachi. É preciso lembrar, também, que a companhia norte-americana está, neste momento, focada em comprar a colombiana Avianca – um troféu que disputa com a United Airlines e a chinesa HNA.

Outro fator que pode alimentar a forte alta da Gol, na Bolsa, é a prorrogação do prazo para que detentores de títulos de dívida da companhia adiram a uma operação de troca. Esta é a segunda extensão do prazo, que vence agora em 15 de junho.

A Gol está propondo aos investidores estrangeiros que troquem papéis com vencimento em 2017, 2020, 2022 e 2023, além de bônus perpétuos, por outros que vencerão em 2018, 2023 e 2028. Na tarde de ontem, a Gol havia conseguido a adesão de investidores que somavam US$ 134,8 milhões. A cifra representa apenas 17,3% do total de títulos visados pela companhia. Seu objetivo é trocar 95% dos papéis.