Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Domingo, 06 de Outubro de 2024

Companhias aéreas e agências especializadas árabes participam do Festuris em Gramado

08/06/2016

São Paulo – Destinos turísticos árabes serão mostrados durante o Festival de Turismo de Gramado (Festuris), que vai ocorrer entre os dias 03 e 06 de novembro deste ano no Gramado Serra Park, na cidade gaúcha. Segundo informações da organização, até agora estão confirmada a participação de duas companhias aéreas do mundo árabe, a Air Maroc e a Emirates, além das agências de viagens EGP e Lynden, especializadas em pacotes de viagens para países árabes.

O diretor do Festuris, Eduardo Zorzanello, conta que a presença de países árabes no festival é um avanço. “Há quatro, cinco anos a gente dificilmente alcançava o mundo do Médio Oriente e árabe”, afirmou Zorzanello. Ele gostaria, no entanto, de uma presença maior da região, inclusive dos próprios destinos se promovendo na feira. “Eles precisam se divulgar e é por isso que estamos indo atrás”, afirma sobre o trabalho da organização para atrair os árabes para o Festuris.

O festival terá como tema neste ano o turismo de luxo. Como parte da iniciativa haverá um espaço luxuoso, do padrão deste tipo de turismo, no qual convidados selecionados terão encontros com expositores da área. Zorzanello conta que haverá sete expositores no local e entre os confirmados estão Ilhas Seychelles e Ilhas Turcos e Caícos. Ele acredita que destinos árabes, como Catar, Abu Dhabi e Dubai, poderiam estar também nele. Ainda há local para expositores no espaço, segundo o diretor.

 

Mas Zorzanello afirma que os países árabes podem atrair os turistas brasileiros não apenas pelo luxo, caso de Dubai, mas também pelo exotismo, a cultura, a história, as belezas naturais. Ele cita as praias do Líbano e os passeios no deserto como atrações. “Há uma série de situações diferentes que despertam a curiosidade ocidental”, afirma. Ele lamenta, no entanto, que o mundo árabe acabe ficando como segunda opção frente aos destinos considerados mais badalados, como Canadá, Europa ou Estados Unidos.

O Festuris está em sua 28ª edição e escolheu como tema o luxo porque esse foi um dos segmentos menos afetado pela crise econômica, de acordo com o diretor da mostra. Apesar das dificuldades do setor, a expectativa do festival é pelo menos manter os números da edição passada em expositores e público. “É a principal plataforma de negócios de turismo na América Latina”, afirma Zorzanello.

No festival, os compradores normalmente são agentes de viagem e os expositores são operadoras turísticas, companhias aéreas, empresas de aluguel de carros, hotéis, pousadas, entre outros. Também há operadores entre o público. No ano passado, foram 14 mil visitantes e 2,5 mil marcas expositoras. O espaço disponível nesta edição é de 20 mil metros quadrados com 400 estantes. Cerca de 70% já foi comercializado.

O site do Festuris informa que na edição passada foram movimentados R$ 212 milhões em negócios e que o evento gerou R$ 14 milhões na região, segundo levantamento do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense. Além da feira, também faz parte do evento um congresso com discussão de assuntos de interesse do setor.