Domingo, 06 de Outubro de 2024

Gol alça novos voos no digital

17/05/2016

Na semana passada, a Gol anunciou que passa a contar com o Twitter como ferramenta de check-in. A iniciativa, alardeada pela empresa como inédita, compõe uma série de outras ações no ambiente digital como geolocalização e conectividade. Ao ProXXIma, Lilian Santos Faria, gerente de marketing digital e e-commerce da Gol, fala sobre o uso das ferramentas digitais no fortalecimento da marca.

lilian

Lilian Santos Faria, gerente de marketing digital e e-commerce da Gol

ProXXIma – A Gol se considera diferenciada em termos digitais?
Lilian Santos Faria – A Gol é uma empresa nativa digital. Ao longo da história da empresa sempre houve um esforço claro neste sentido. Com o inicio de suas operações em 2001, foi a primeira a implementar o bilhete eletrônico, Em 2013, lançou o web check-in e o check-in inteligente via internet em 2007. Um ano depois, em 2008, passamos a oferecer o check-in inteiramente pelo celular. Em dezembro de 2015, foi incluída ainda a opção de compra de passagens pelo aplicativo mobile.

Quais são as outras iniciativas que compõe essa pegada digital da empresa?
No início do ano passado, também, a companhia lançou o recurso de Geolocalização em seu aplicativo mobile, chamado “Trânsito até o aeroporto”. Esta funcionalidade permite ao cliente receber informações sobre o tempo previsto para locomoção até o aeroporto, de acordo com os dados de localização do cliente e informações do voo. Além do uso das plataformas digitais como estratégia de divulgação de ações.

Estratégias como a de incluir o check-in via Twitter, por exemplo, não são de escala, quantidade ou volume, logo, é mais uma estratégia para aliar a marca à inovação do que propriamente algo funcional?
O nosso público está cada vez mais conectado e atento às inovações. Serviços que simplifiquem o dia a dia dos clientes, aliados às tendências do mercado no uso do digital estão entre nossas prioridades. Atualmente a Gol está presente no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Google Plus.

gol_checkin_twitter

Pode comentar projetos futuros ou já em desenvolvimento relacionados à estratégia digital da empresa?
Estamos trabalhando no desenvolvimento do nosso perfil em um uma rede social onde ainda não atuamos, que será mais um canal de relacionamento com um público que é cada vez mais conectado e que busca por conteúdo relevante. Além disso, estamos trabalhando em três grandes frentes estratégicas para nossa plataforma digital em 2016.

Outro aspecto atual envolvendo as companhias aéreas é a conectividade em voos, como está a Gol neste processo?
A Gol já está desenvolvendo uma plataforma de conectividade e entretenimento a bordo que vai oferecer acesso wi-fi durante o período de voo com conexão via satélite. Essa solução permitirá o acesso a canais de televisão ao vivo e incluirá programação por streaming com filmes, desenhos, séries e jogos, conteúdo pay-per-view, músicas e mapa de voo. Todo conteúdo online e offline poderá ser facilmente acessado por meio de um dispositivo móvel do próprio cliente, que pode ser um celular, tablet ou notebook. A primeira aeronave com esta tecnologia está prevista para 2016. A partir deste lançamento o cronograma é para que, em menos de três anos, toda a frota da Gol tenha o sistema disponível aos clientes.