Domingo, 06 de Outubro de 2024

Avião solar completa nova etapa entre Arizona e Oklahoma, nos EUA

13/05/2016

O avião Solar Impulse II, movido exclusivamente com energia captada do sol, completou nesta quinta-feira (12) uma nova etapa de sua volta ao mundo ao aterrissar em Tulsa, no estado de Oklahoma, no centro dos Estados Unidosproveniente de Phoenix, no Arizona, de onde havia decolado algumas horas antes.

Em sua tentativa de se transformar na primeira aeronave deste tipo em dar a volta ao mundo, o avião aterrissou às 23h15 locais (1h15 de sexta, 13, em Brasília), nesta que foi a segunda etapa de voo unicamente sobre a América do Norte do total do trajeto, informou o site do projeto www.solarimpulse.com.

O Solar Impulse II é pilotado por um de seus inventores, Bertrand Piccard, e realizou um voo de 17 horas e 30 minutos desde o aeroporto Phoenix Goodyear, até o aeroporto Internacional de Tulsa, um percurso de 1.568 km, sem nenhum tipo de combustível fóssil, apenas movido a tecnologias limpas.

O projeto tem como objetivo conscientizar e convencer os governos do mundo a implementarem soluções tecnológicas que permitam a preservação do meio ambiente.

Espera-se que o Solar Impulse II continue sua viagem para Nova York, de onde saíra rumo a Europa, norte da África e Abu Dhabi, onde a viagem começou.