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Domingo, 06 de Outubro de 2024

Gol lança opção para check-in pelo Twitter

11/05/2016

A Gol vai começar a explorar um canal diferente para que seus clientes possam realizar o check-in: o Twitter. Com o lançamento, os usuários poderão confirmar documentos e informações necessárias para o processo, até emitir o cartão de embarque com um QR Code para acesso direto à área de embarque no aeroporto.

"Temos mais de 500 mil seguidores no Twitter, e uma ampla interatividade com os clientes por este canal, o que nos estimulou a criar o serviço pela plataforma. A companhia está sempre buscando inovar e trazer soluções inteligentes aos clientes. Esta novidade é mais uma opção para o cliente fazer o check-in como e onde ele quiser", explica Lilian Santos Faria, gerente de Marketing Digital e E-commerce da Gol.

Segundo a empresa, o lançamento faz parte da estratégia de investir em tecnologias para melhorar a experiência do cliente em todas as etapas da viagem.

"Hoje 80% dos usuários do Twitter seguem pelo menos uma conta de empresa. Esse percentual mostra o quanto as pessoas veem no Twitter um canal de comunicação com as marcas que fazem parte do seu dia a dia. Pensando nisso, o Twitter tem desenvolvido produtos que ajudam as marcas a atenderem seus clientes e facilitarem suas vidas. Acreditamos neste lançamento em conjunto como uma solução inovadora e super prática de check-in, que certamente irá surpreender e encantar os clientes",  comenta Daniel Carvalho, Diretor de Desenvolvimento de Negócios do Twitter para América Latina.

Como funciona

Para realizar o check-in, o cliente deve fazer um tweet com a hashtag #GOLcheckin. Automaticamente, aparecerá uma mensagem privada solicitando o código localizador de sua passagem. Feito isso, o sistema precisará de algumas validações. Primeiro, será necessário escolher o trecho que se desejar realizar a viagem. Depois, caso exista mais de um passageiro no mesmo código, deve-se escolher o nome da pessoa que será feito o check-in. Este processo pelo Twitter é individual, e em todas as etapas basta escolher entre as opções que já aparecem na tela.

Na sequência, pede-se a confirmação do número de documento que o cliente levará em sua viagem. A lista de opções segue o padrão exigido pelos órgãos oficiais, como a identidade (RG), carteira de habilitação ou passaporte para os voos internacionais.

Caso o cliente seja registrado no programa de fidelidade Smiles, será possível ainda inserir este número para o acúmulo de milhas. O próximo passo é a escolha do assento, que da mesma maneira, é realizado com a digitação do número da poltrona disponível. Esse passo só aparecerá no caso do cliente não ter feito essa escolha no momento da compra. E antes de finalizar, é preciso ler e estar ciente com os termos de responsabilidade.

Por último, o cliente terá acesso ao seu cartão de embarque com QR code, que poderá ser apresentado na hora do embarque pelo celular, evitando filas e otimizando tempo.

A gestão das redes sociais da Gol é feita hoje em parceria com a agência Ampfy, que também auxiliou na implementação deste projeto com o Twitter