Domingo, 06 de Outubro de 2024

Aeroviários fazem operação-padrão no Salgado Filho, em Porto Alegre

09/05/2016

Cerca de 120 funcionários da empresa Air Special, responsável pela operação das máquinas de raio-X da área de embarque do Aeroporto Salgado Filho, realizam uma operação-padrão desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (9).

A operação-padrão é um procedimento no qual todas as pessoas que passam pelo setor de embarque são submetidas a uma verificação criteriosa, uma por vez, provocando lentidão no atendimento. A Infraero informa que foi registrada fila entre as 5h e 6h desta segunda-feira no local, horário de maior movimento, por conta da operação-padrão.

Conforme o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, os trabalhadores não recebem o dissídio da categoria firmado em dezembro de 2015, além dos salários que não foram pagos na última terça-feira (3). Ainda de acordo a representação dos trabalhadores, ele têm recebido apenas parte do vale alimentação.

Conforme o sindicato, a partir das 11h deve ter início uma paralisação total das atividades no raio-x do embarque. A Air Special é uma empresa terceirizada contratada pela Infraero. O sindicato pede uma reunião com a participação da estatal para negociar os valores atrasados.

A Infraero informou por meio da assessoria de imprensa que a empresa recebeu recursos, mas reconhece que os funcionários não receberam seus salários. Medidas administrativas estão sendo estudadas contra a Air Special, para verificar o que aconteceu, bem como possíveis punições a serem adotadas.

Ainda de acordo com a estatal, a operacionalidade do aeroporto não deve ser afetada, uma vez que existe um plano de contingenciamento para garantir o funcionamento do aeroporto.