Domingo, 06 de Outubro de 2024

Brasília perde 30 voos e empresas aéreas devem fazer novos cortes

03/05/2016

A crise no setor areo derrubou o nmero de voos no pas, e vm mais cortes por a. Na terceira semana de abril, houve reduo de 1,1 mil voos em relao a perodo equivalente em 2015. Levantamento da Agncia Nacional de Aviao Civil (Anac), a pedido do Correio, aponta que, entre 18 e 24 de abril deste ano, Braslia recebeu 30 voos domsticos a menos do que na semana de 20 a 26 de abril de 2015. E as companhias areas pretendem reduzir ainda mais a malha aeroviria a partir de maio. bom preparar o bolso, porque, com a menor oferta, as tarifas tendem a ficar mais caras, sendo que o parcelamento j encolheu.

Alm de pagar mais em condies menos atrativas, os  passageiros precisam se acostumar a aeronaves sempre lotadas. O Aeroporto Internacional de Braslia registrou queda de 3,77% nos voos, que caram de 45,4 mil no primeiro trimestre de 2015 para 43,7 mil nos trs primeiros meses deste ano. O nmero de passageiros, no entanto, aumentou 1,08%, de 4,7 milhes para 4,8 milhes no perodo.

O presidente da Associao Brasileira das Empresas Areas, Eduardo Sanovicz, explica que as companhias esto se adequando fraca demanda, com maior aproveitamento das aeronaves e ajuste da malha aroviria. “No ano passado, tivemos uma queda de 48% dos passageiros corporativos, que representam dois teros do total, e cuja tarifa mdia mais alta porque a compra realizada em cima da hora”, justificou. O setor, explicou Sanovicz, vive uma momento de queda contnua de receita, com custos em alta. “A sada das companhias cortar gastos”, diz.