Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Domingo, 06 de Outubro de 2024

Avião da Bombardier ganha forte aval da Delta

19/04/2016

A  Delta Air Lines Inc., segunda maior companhia aérea dos Estados Unidos em tráfego de passageiros, está finalizando a encomenda de até 125 jatos da nova linha CSeries da fabricante canadense Bombardier Inc., dizem pessoas a par das negociações.

O imenso pedido pode dar uma injeção de ânimo na combalida fabricante, uma concorrente importante da Embraer que, com a criação da linha CSeries, está também investindo contra o mercado da gigante americana Boeing Co. e sua rival europeia Airbus Group SE.

A Bombardier fez uma aposta ousada nos novos jatos, que são econômicos no consumo de combustível, mas vêm tendo dificuldade para atrair encomendas diante dos grandes descontos oferecidos pela Boeing e a Airbus em aviões regionais do mesmo porte. As duas também disputaram o pedido da Delta.

O negócio com a Delta deve fortalecer a credibilidade da nova série da Bombardier aos olhos das grandes empresas aéreas, embora analistas digam que potenciais compradores podem exigir reduções substanciais nos preços. A Bombardier deve fechar um pedido de 75 jatos com opção para mais 50 a ser exercida até o fim de abril, quando o conselho da Delta vai analisar a compra. A Delta pretende substituir sua já envelhecida frota do modelo McDonnell Douglas MD-88, de um corredor, e usar aviões maiores em seus voos regionais.

Um porta-voz da Delta disse que a decisão de comprar os jatos ainda não é final. Uma porta-voz da Bombardier disse que a firma está negociando outros pedidos com várias companhias aéreas.