Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Domingo, 06 de Outubro de 2024

INTERNET WI-FI NOS AVIÕES, MITO OU VERDADE?

14/03/2016

Se um dia fizéssemos uma enquete sobre o que deveria ser incluído nos aviões, um quesito seria praticamente unanimidade entre os entrevistados: internet wi-fi. A tão sonhada conexão ainda está longe de ser implementada pelas companhias aéreas brasileiras. No entanto, se você faz questão de viajar com wireless, temos uma boa notícia: muitas empresas estrangeiras já oferecem internet de bordo em seus voos para o Brasil.

Companhias como a portuguesa TAP, a árabe Emirates e a norte-americana American Airlines já introduziram internet Wi-Fi na maioria dos voos. Na TAP, o serviço "Internet OnAir WiFi" está disponível nas aeronaves Airbus A330, que fazem a rota Europa-Américas. No entanto, o serviço é pago de acordo com o pacote de dados escolhido. O menor, com 4 MB, custa 5 euros.

Já na American Airlines, a internet está disponível nos Boeings 767-200, e, em breve, também estará nos Boeings 737. No entanto, também é preciso pagar pela conexão, que é cobrada por hora, via cartão de crédito. Os pacotes ficam disponíveis no site da Go Go Air, provedora que também é responsável pela internet de outras 11 companhias aéreas, incluindo a Delta Airlines, Aeromexico, Air Canada, United, Japan Airlines e Virgin America. O sistema é igual em todas essas empresas.

A maioria das companhias que disponibilizam Wi-Fi de bordo cobram pelo serviço. Na Europa, grande parte das maiores empresas têm internet nas aeronaves que operam voos internacionais. Na espanhola Iberia, o valor é descontado durante o próprio voo, e apenas os aviões modelo Airbus 330/200 são conectados. No Brasil, eles operam do Rio e de São Paulo para Madri.

 

Já as companhias aéreas brasileiras ainda não têm data para incluir sistemas de internet de bordo. A mais próxima é a GOL, que anunciou a implementação de internet em seus voos internacionais para 2016. Ela também vai cobrar pelo serviço, mas ainda não se sabe o valor.