Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Domingo, 06 de Outubro de 2024

Saiba como estão as obras do novo Viracopos

01/03/2016

Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), terá sua área ampliada de 8,34 quilômetros quadrados para 25,99 quilômetros quadrados, tonando-se o maior aeroporto da América Latina. 

Primeiro ciclo 

No primeiro ciclo de obras foi realizado a construção do novo terminal de passageiros, além disso, o atual terminal também passou por inúmeras melhorias.

O novo terminal de passageiros, que já foi entregue, tem capacidade para receber 25 milhões de passageiros/ano, tem 28 pontes de embarque, três novos pátios de aeronaves (área total de 400 mil m²), sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves (com 72 posições de aviões), um edifício-garagem com 4 mil vagas e a duplicação da nova via de acesso ao aeroporto.

Ainda consta no projeto do anexo a preparação para uma futura expansão vertical com escritórios comerciais e hotelViracopos ainda terá implantado uma cidade aeroportuária com um centro de convenções, três hotéis, sendo um no centro aeroportuário e dois remotos, e um shopping.

O novo Terminal 1 de Viracopos começará a operar voos nacionais nesta segunda-feira (29/02). A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), informou que a companhia aérea Azul fará testes no Píer C.

Os voos que serão transferidos do antigo terminal ainda não foram definidos, porém, o objetivo é testar os sistemas e infraestrutura antes de levar mais voos para o novo terminal. No entanto, a ABV deseja que todos os voos nacionais estejam no Terminal 1 até o final de março.

Segundo ciclo

No segundo ciclo de expansão, prevista para 2018, a meta é capacitar Viracopos para atender 22 milhões de passageiros por ano. E ao final da concessão, em 30 anos, o aeroporto deverá estar apto a oferecer serviços aeroportuários para mais 80 milhões de usuários por ano.

"O segundo ciclo de etapas de construção do aeroporto deve ocorrer entre 2018 a 2022 e logicamente que vai depender da demanda", ponderou o diretor-presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster

Segundo o diretor, serão realizados estudos que vão dimensionar se deve ser antecipado ou não a execução das obras. "Vamos nos basear em estudos estatístico, dimensionar o grau de conforto do passageiro, e a partir desse horizonte de crescimento, adiantar ou não essa fase", afirmou.

A concessionária investiu R$ 9,5 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão de Viracopos. Até agora já foram investidos R$ 3 bilhões.