Domingo, 06 de Outubro de 2024

Gol dispara 25% após governo indicar maior participação estrangeira em aéreas

01/03/2016

As ações da Gol ( GOLL$) disparam nesta sexta-feira (26) em reflexo ao aumento das expectativas sobre a mudança do limite de capital estrangeiro das companhias aéreas brasileira dos atuais 20% até 49%. Na máxima do dia (até 11h57), os papéis subiam 25%, negociados a R$ 2,34.

Apesar de um projeto de lei que trata do assunto já estar em tramitação no Congresso Nacional, o ministro interino da Fazenda, Dyogo Oliveira, disse à Folha de S.Paulo que essa alteração no setor será anunciada “em breve”. A alta do dólar em relação ao real tem sufocado a capacidade financeira das principais companhias aéreas (TAM, Gol, Azul e Avianca).

“Ao contrário de outras oportunidades em que a medida chegou a ser discutida, mas não foi adiante, agora parece que todos concordam que nunca o setor precisou dessa medida com tanta urgência, o que nos faz acreditar em um desfecho positivo”, afirma o analista Gabriel Casonato, da Empiricus Research.

Segundo ele, a alternativa mais viável para a companhia sair do buraco seria justamente a capitalização via aumento do limite às estrangeiras, que poderia fazer com que a Delta elevasse sua fatia na companhia dos atuais 9,5%.