Sábado, 05 de Outubro de 2024

Companhia aérea distribui R$ 6 bilhões de recompensa a funcionários

16/02/2016

A Delta Air Lines, uma das mais importantes companhias aéreas dos Estados Unidos, anunciou na última sexta-feira que seus 80 mil funcionários receberão, no total, uma bonificação de US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 5,98 bilhões). O montante refere-se à uma participação nos lucros e resultadps da empresa. Se a distribuição fosse individual, isso significaria na média US$ 18 mil (R$ 71 mil) para cada funcionário - ou seja, maior que o salário-base de 21% dos empregados da companhia.

A companhia afirmou que este é o maior valor já pago na história em programas de participação de lucros, segundo relatou o Business Insider. Em comunicado aos funcionários, o CEO da Delta Richard Anderson e o presidente Ed Bastian afirmaram que valorizar as pessoas da empresa é uma vantagem que gera benefícios frente aos outros concorrentes.

Segundo o AirwaysNews, o plano de participação dos lucros da Delta é estruturado de modo que o percentual a ser recebido pelos funcionários é de 10% - mas pode chegar a 20% se a empresa ganhar mais do que US$ 2,5 bilhões (R$ 9,97 bilhões) no ano. Nesse sentido, o ano de 2015 rendeu bons resultados para a empresa - o lucros antes de impostos foi de US$ 5,9 bilhões (R$ 23,54 bilhões).

Segundo o Business Insider, no total, a Delta distribuiu US$ 4,1 bilhões (R$ 16,36 bilhões) aos funcionários nos últimos cinco anos. Em comparação a United Airlines forneceu US$ 698 milhões (R$ 2,7 bilhões) e a American Airlines não engajou-se nesta iniciativa.

Além do programa de participação de lucros, a empresa oferece bônus às áreas que atingiram seus objetivos. Em 2015, foram distribuídos US$ 85 milhões por mês (R$ 339 milhões) - uma média de US$ 1,2 mil por funcionário (R$ 4,79 mil).