Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 05 de Outubro de 2024

Paralisação de aeroviários pode afetar Sergipe

03/02/2016

Os passageiros dos voos com destino a Aracaju para esta quarta-feira, 3, deverão ficar atentos quanto à possibilidade de cancelamento e atrasos dos mesmos. A alerta tem por fundamento a paralisação dos aeroviários e aeronautas das companhias aéreas em 12 aeroportos do país, que apesar de não mobilizar os funcionários da aviação civil no Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, pode acabar afetando os voos provenientes de outros Estados com destino à capital sergipana.

Nos principais aeroportos do país, a paralisação será iniciada por volta das 6h. Conforme previsão do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), aproximadamente 300 aeronaves terão decolagens comprometidas, seja por atraso ou cancelamentos, a serem decididas somente no momento da paralisação. Tantos os aeroviários [funcionários de companhias aéreas com funções de taxiamento de pátio, check-in e embarque], e os aeronautas [pilotos e comissários de bordo] cobram o reajuste de 11% nos seus salários e reposição salarial retroativa à data base da categoria, 1º de dezembro.

Conforme o sindicato dos aeroviários, a proposta das empresas não atendeu os interesses da classe. Segundo a SNA, a oferta das empresas abrangeria o reajuste salarial dividido em duas parcelas: 5,5% em fevereiro, e os outros 5,5% apenas em junho. Nos termos não estaria incluso a reposição salarial, fator determinante para o impasse entre as partes.

Saiba o que fazer

A paralisação será iniciada às 5h no horário local e segue até às 7h. Algumas companhias aéreas já sinalizaram que vão trocar as passagens dos clientes afetados para outros horários, conforme solicitação do passageiro junto à empresa. Portanto, se algum voo com destino a Aracaju for afetado, os passageiros poderão reivindicar a passagem sem custos adicionais para um outros horário. O mesmo vale para os passageiros que partem de Aracaju para outros locais, cuja aeronave não chegou em função da paralisação em 12 dos aeroportos do país.