Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 05 de Outubro de 2024

Cinco companhias aéreas da Europa formam aliança para pressionar autoridades

21/01/2016

Cinco companhias aéreas europeias -Air France-KLM, EasyJet, IAG, Lufthansa e Ryanair- anunciaram nesta quarta-feira uma aliança para pressionar as autoridades e melhorar sua competitividade mediante um corte de gastos, em um contexto de forte concorrência com companhias do Golfo.

Essa nova asociação batizada de Airlines for Europe (A4E), é uma união inédita entre companhias tradicionais (Air France-KLM; IAG, a matriz da British Airways, a Ibéria, e a Lufthansa) e seus jovens concorrentes de baixo custo, Easyjet e Ryanair.

"A aliança deve representar os interesses de seus membros nas negociações (...) com instituições europeias, as organizações internacionais e os governos", disse em um comunicado a Airlines for Europe (A4E).

Os presidentes dos cinco grupos exigem uma ação imediata e denunciam os "importantes monopólios aeroportuários, os altos custos, os impostos e a ineficácia", que segundo eles caracterizam a aviação.

As companhias citam um estudo recente que indica que, enquanto os custos aeroportuários aumentaram "cerca de 90%" desde 2005 nos dez maiores aeroportos, o "preço médio das passagens caiu 20% no mesmo período".