Sábado, 05 de Outubro de 2024

Iata: aumento de 5,9% no transporte de pax em novembro

14/01/2016

A Iata anunciou os resultados globais de tráfego de passageiros em novembro, que mostram um forte crescimento contínuo no transporte de pessoas. Segundo o relatório, essa foi a maior taxa dos últimos dez anos, com média de 5,6%.

O total de passageiro por quilômetro transportado (RPK) aumentou 5,9% em relação ao período do ano passado. Um resultado positivo, embora abaixo da taxa de outubro, de 7,1%. Segundo a Iata, o impacto foi sentido por fatores pontuais como o fim das operações da Transaero, a segunda maior companhia aérea da Rússia, e greves trabalhistas na Lufthansa.

A demanda continuou saudável, apesar de um abrandamento no crescimento econômico, em grande parte devido à queda tarifaria. Os dados para os dez primeiros meses mostram um declínio de 5% nas tarifas médias em termos ajustados de moeda. A capacidade de assentos disponíveis por quilômetro aumentou 4,2%, e taxa de ocupação teve crescimento de 1,3 ponto percentual, para 78%.

"Os consumidores continuam a se beneficiar de tarifas mais baixas, que estão estimulando a demanda e a economia. E as companhias aéreas estão começando a atingir níveis mínimos de lucro aceitáveis. É uma boa notícia, mas como 2016 acabou de começar, os riscos econômicos são crescentes ", disse o diretor geral e CEO da Iata, Tony Tyler.

Em novembro, a demanda internacional de passageiros aumentou 5,6% comparado ao mesmo período em 2014, com companhias aéreas em todas as regiões registrando crescimento. O total da capacidade subiu 4,1%, e taxa de ocupação subiu 1,1 pontos percentuais, para 76,2%.

A demanda de viagens domésticas subiu 6,4% em novembro em comparação a novembro de 2014, mas mercados como o Brasil, a Rússia e o Japão apresentaram declínio. A capacidade doméstica subiu 4,4%, e taxa de ocupação melhorou 1,6 pontos percentuais, chegando a 81,1%.