Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 05 de Outubro de 2024

Passageiros mexicanos adotam serviços móveis

01/12/2015
Cresce o número de passageiros mexicanos que viajam com smartphone. E cada vez mais utilizam seus dispositivos móveis para reservar, fazer check-in e embarcar. Estes são os resultados do levantamento da SITA, provedora global de serviços de TI para o transporte aéreo.
 
A pesquisa de passageiros da SITA de 2015, realizada em seis aeroportos internacionais do México que juntos administram 72% do tráfego aéreo do país, revela que os passageiros mexicanos são 'viajantes conectados'. Hoje, 84% carregam um smartphone na viagem – a taxa é consideravelmente mais elevada do que a média entre a população do México, que está próxima a 25%[2]. Além disso, 50% dos passageiros carregam laptop, 35% tablet e 15% viajam com os três dispositivos móveis.
 
Existe um forte desejo entre os passageiros do México para utilizar seus dispositivos móveis. Em 2016, quase um terço (31%) planeja reservar voos através de um aparelho móvel. A taxa de check-in via dispositivo móvel vai mais do que dobrar, dos 10% registrados hoje para 24%. Utilizar aparelho sem fio a bordo também está se tornando cada vez mais popular, com 18% planejando fazê-lo no próximo voo. A pesquisa indica uma preferência entre os passageiros do México em mudar de serviços face a face para o celular.
 
Os passageiros mexicanos são mais felizes do que a média global dos viajantes – aproximadamente 85% sentem emoções positivas nas dez etapas da jornada aérea analisadas pela SITA, atingindo 97% durante o tempo de espera. Durante esse momento da viagem, 81% dos mexicanos fazem algo para se entreter, enquanto 75% gostam de comer e beber – acima da média de outras partes do mundo.
 
Alex Covarrubias, vice-presidente da SITA para América Latina e Caribe, diz: "Este estudo oferece às companhias aéreas e aeroportos mexicanos informações sobre a experiência e preferências de seus passageiros. É muito animador saber que quase a totalidade dos passageiros é feliz com sua experiência atual. Ter conhecimento de que os serviços móveis são desejados para o futuro pode ajudar os líderes da indústria a considerar estas e outras opções de autoatendimento, como o depacho de bagagem, para ajudá-los a gerenciar o crescente número de passageiros com eficiência".
 
Assim como acontece com os passageiros em outras partes do mundo, os mexicanos que utilizam seus celulares gostariam de receber atualizações de voo. Porém, curiosamente, mais de 60% também gostariam de utilizar seus telefones com acesso de ID seguro para fazer pagamentos. Estas taxas são mais elevadas do que em outras partes do mundo e indicam que os viajantes mexicanos estão abertos a adotar novas tecnologias móveis em aeroportos.
 
Quando se trata de bagagem, 92% dos passageiros mexicanos despacham suas próprias malas, taxa mais elevada do que a média global de 81%. E, no futuro, mais e mais passageiros que passam pelos aeroportos mexicanos irão escolher as opções de autoatendimento para realizar o despacho das malas. No próximo ano, apenas 34% esperam despachar suas bagagens em um balcão da companhia aérea, em comparação com a média global de 59%. Isto demonstra que as opções de autosserviço de despacho de bagagens seriam acolhidas pelos passageiros em todo o México.
 
Sobre a SITA
 
A SITA é líder mundial em comunicações de transporte aéreo e soluções de TI. Propriedade da indústria, a SITA fornece soluções para as companhias aéreas, aeroportos, governos e GDS, a mais extensa rede de comunicações do mundo. Seu portfólio abrange todos os aspectos da indústria de comunicações globais gerenciados para passageiros, bagagem, voo e operações de aeronaves, gestão das fronteiras e ar-terra comunicações. Com presença em mais de mil aeroportos em todo o mundo, a SITA fornece um serviço exclusivo para seus 430 membros da indústria de transportes aéreos e 2.800 clientes em mais de 200 países. Em 2014, a SITA teve receita consolidada de US$ 1,7 bilhão.