Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 05 de Outubro de 2024

Dia da Consciência Negra é comemorado com apresentações

23/11/2015

 

O Dia da Consciência Negra foi comemorado, na noite da última sexta-feira, com várias atividades no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília. Rosane Mendonça, secretária municipal de Cultura, explicou que o objetivo foi fazer uma reflexão sobre a relevância da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira.

“A sociologia, política e religião e outras tantas áreas foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas. Não poderíamos deixar de comemorar uma data tão importante como essa e de mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira”, explicou Rosane.

O coordenador do Memorial Zumbi, Sergio Gabriel dos Anjos, o Brí, explicou que a exposição - com o tema ‘Povos de Quilombos’, teve cerca de 25 fotos de dois grupos de Quilombos da região, Quilombo de Santana de Quatis e de São José de Valença.

Na programação ainda estavam grupos com cerca de 50 pessoas apresentando dança afro, roda de rima, roda de jongo. De acordo com Brí, a data serve de reflexão sobre a importância da cultura e da história do negro na formação da população brasileira. “Zumbi representa um símbolo de resistência contra a escravidão, um sentimento de liberdade do povo negro e foi líder do maior dos quilombos no período colonial, o Quilombo dos Palmares. A data para o movimento negro é uma referência da luta pela liberdade e somente vem enaltecer esta consciência na defesa dos direitos dos povos livres, na conquista da igualdade de oportunidades”, frisou Sérgio Brí.

Ele ressalva que as oportunidades para a população negra devem ser em todos os setores da sociedade brasileira, no emprego, na educação, na política, principalmente focando os jovens que estão se preparando para chegar ao mercado, em busca de melhor qualificação profissional e melhores condições de vida.

O coordenador considera importante que as informações cheguem mais rápida aos jovens no dia a dia, para que possam fazer escolhas certas, conquistar o espaço que almejam na nossa sociedade, perseguir os seus objetivos com uma base sólida nesta política de direitos e igualdade racial.