Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sexta, 04 de Outubro de 2024

Planos de saúde de 16 operadoras terão novos contratos suspensos

16/11/2015

A partir desta quinta-feira, 43 planos de saúde, de 16 operadoras estão suspensos para novos contratos. A determinação é da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, que recebeu queixas de clientes, como negativas indevidas de cobertura e o não cumprimento dos prazos máximos de atendimento.

 

Com a suspensão, as operadoras só podem receber novos consumidores depois que comprovarem melhoria da assistência. Em relação aos que já são clientes, o serviço não tem alteração.

 

A ANS avalia, a cada três meses, a qualidade dos serviços prestados pelos planos de saúde no Brasil, levando em conta reclamações de clientes sobre a cobertura assistencial.

 

Nesta última avaliação, que resultou na suspensão dos 43 planos, mais de 600 mil beneficiários são diretamente protegidos, segundo a agência, já que a suspensão evita a entrada de novos consumidores, temporariamente.

 

A medida de suspensão é uma forma de induzir as operadoras a mudarem o comportamento e trazerem melhorias na assistência. Ao mesmo tempo em que essa nova suspensão passa a valer, 38 planos de saúde de 14 operadoras voltam a ser comercializados, já que comprovaram melhoria no atendimento ao cidadão.

 

Desde que a ANS começou a monitorar a qualidade nesse tipo de serviço, mais de MIL planos já foram suspensos. E as operadoras que negam cobertura, de forma indevida, podem ser multadas entre 80 mil e 100 mil reais.

 

As reclamações sobre planos de saúde que não cumprem os prazos e negam coberturas já garantidas podem ser feitas pelo disque ANS, no telefone 0800 7019656.