Sexta, 04 de Outubro de 2024

Viracopos apresentou proposta para integrar trem intercidades

05/11/2015

A proposta de integrar o Aeroporto Internacional de Viracoposem Campinas (SP), no trajeto do trem intercidades — projeto do governo do Estado para ligar as regiões metropolitanas de CampinasSão Paulo, Vale do Paraíba e Santos — foi apresentada na última quarta-feira (28/10) pelo prefeito Jonas Donizette (PSB) ao secretário de Estado de Transportes, Duarte Nogueira, como alternativa ao trem-bala.

"Não podemos ficar esperando o trem de alta velocidade (TAV)", disse o prefeito, referindo-se ao projeto federal de ligar os aeroportos de CampinasSão Paulo e Rio de Janeiro por ferrovia, e que foi abandonado.

O governo do Estado pretende implantar o intercidades por meio de uma parceria público-privada, mas na última reunião do Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas (PPP), decidiu pedir readequação e atualização do estudo existente. Não há prazo para isso.

Antes da inclusão na PPP, o governo do Estado precisa da liberação, pelo governo federal, das faixas de domínio da Rede Ferroviária Federal (RFFSA). O pedido foi feito no ano passado e reiterado há dois meses ao Ministério dos Transportes.

Na faixa de domínio cabem cinco linhas — há duas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que vão até Jundiaí; há o trem de cargas e ainda há espaço para o trem de média velocidade. O investimento estimado é de R$ 20 bilhões.

O projeto prevê 431 quilômetros de ferrovia que ligarão Americana a Santos, Taubaté a Sorocaba e que se cruzarão em São Paulo.

O trem sairá de Americana, passará por Santa Bárbara, Sumaré, Hortolândia, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiaí e chegará à capital paulista.

Aeroportos Brasil Viracopos quer que esse trem faça uma parada em Viracopos.