Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sexta, 04 de Outubro de 2024

Governo do RS lança programa de desenvolvimento de aviação regional

27/10/2015

O governo do Rio Grande do Sul lançou nesta segunda-feira (26) o Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional em um cerimônia que contou com a presença do ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha. A ideia é atrair o interesse de empresas aéreas para fazerem rotas dentro do Rio Grande do Sul e fomentar o desenvolvimento econômico, social e turístico do estado. 

Como contrapartida, a iniciativa prevê a concessão de incentivos fiscais para as companhias que aderirem ao programa, desde que garantam a operação de rotas regionais que atendam quatro ou mais municípios. Além disso, é preciso que as empresas aéreas promovam e incentivem pacotes para roteiros turísticos e eventos gaúchos, entre outras iniciativas.

 

A primeira companhia a aderir oficialmente a iniciativa foi a Azul Linhas Aéreas, que nesta segunda-feira (26) assinou o termo de acordo com o governo do estado. A empresa oferece voos para Santa Maria, na Região Central; Pelotas, no Sul, e Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul. A partir desta terça-feira (27), a Azul passa a dispor de uma linha para Uruguaiana, na Fronteira Oeste, operando de domingo a sexta-feira. 

Durante o ato, o governador José Ivo Sartori avaliou o programa. "Acredito que este programa é estratégico para diminuir as desigualdades econômicas e sociais das nossas regiões. É uma oportunidade que visualizamos no segmento e, com a parceria da Azul, conseguimos concretizar nesse ato”, afirmou o governador.

Já o ministro Eliseu Padilha destacou a democratização do acesso da população de baixa renda ao transporte aéreo, "com a redução de 48% do preço das passagens”, fato que, para ele, atribui-se à atuação livre do mercado e permite a concorrência entre as empresas. "Esse cenário é propício para a regionalização dos voos pelas companhias, e o Rio Grande do Sul soube perceber essa oportunidade e saiu na frente com seu programa”, concluiu.

Voo deve encurtar distâncias de Uruguaiana a Porto Alegre
Quem está acostumado a sair de Uruguaiana com destino a capital sabe muito bem, o que é enfrentar oito horas de viagem. "É muito complicado, muito cansativo", diz o pintor Jorge Luiz Leicine. Agora a distância entre as duas cidades de 630 quilômetros pode levar uma 1h50 de avião. "Nos possibilita ir a Porto Alegre em um dia e voltar no outro se estresse nenhum", acredita o corretor de imóveis, Regis Guidolin.

A rota entre Uruguaiana e Porto Alegre estava suspensa há dois anos e meio. O secretário de Indústria e Comércio, Jorge Prestes Lopes, explica que o investimento de cerca de R$ 90 mil previsto para as adequações foi gasto "entre projeto, equipamento e infraestrutura". A aeronave tem capacidade para 70 lugares e a empresa oferece passagens promocionais por R$ 139.

O programa foi instituído a partir de um decreto deste ano e pretende colocar em operação, até 2017, vários aeroportos que possam atender cidades num raio de até 180 quilômetros.