Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sexta, 04 de Outubro de 2024

Site revela aos consumidores custos extras escondidos nos preços das passagens aéreas

26/10/2015

Você, consumidor, que viaja frenquentemente de avião, sabe todos as despesas no momento de comprar um bilhete? O site de viagens Expedia anunciou que passará a expor os custos extras embutidos nos preços das passagens aéreas e apontar, inclusive, o que não está incluído no preço e pode ser um gasto extra para o viajante. A informação foi publicada hoje no blog “Todos a Bord”, do portal UOL. 

Segundo a postagem, a nova ferramenta tem como objetivo fornecer mais detalhes aos clientes, para que possam escolher a tarifa mais viável que realmente vai atender as suas necessidades. Além de mostrar a opção mais barata, também serão exibidas variações com os serviços incluídos.

O Expedia mostra, por exemplo, uma tarifa na classe econômica e outra na primeira classe, por um preço mais de duas vezes maior. A diferença de valor é exposta com o que não estará disponível na tarifa básica (escolha de assentos, embarque prioritário, cancelamento), e as comodidades incluídas na tarifa mais elçevada, como mais bagagens despachadas sem custo, bebidas alcoólicas, escolha de poltrona, etc.

“O tamanho do assento, se há internet disponível, se há refeições durante o voo, todas essas variáveis que os viajantes querem considerar durante sua busca”, enumerou Greg Schulz, vice-presidente sênior de turismo e transporte global da Expedia, em entrevista ao site Mashable.

De acordo com a postagem do “Todos a Bordo”, muitas companhias aéreas incluem essas informações junto com o preço das passagens e usam os serviços como atrativo para vender um bilhete mais caro. Páginas como a Routehappy, parceiro do Expedia, também apontam as comodidades em diferentes voos.

O que o Expedia pretende fazer, continua a matéria, é reunir o maior número de informações em um único canal, citando serviços e comodidades que podem ser adquiridos por meio de pagamento de uma taxa extra, e também apontando custos para mudanças de data e horário, cancelamento. As informações extras estarão disponíveis na versão norte-americana do site de viagens. Inicialmente, a parceria será com as companhias aéreas Delta e Airberlin, mas os planos são de incluir várias outras empresas nos próximos meses.

O Expedia também pretende lançar ainda este ano, completa a postagem, uma ferramenta que mostre a tendência de preço das passagens nas últimas duas semanas para um determinado destino, além de um sistema que faça uma espécie de “previsão” dos valores dos bilhetes a partir da análise de tendências de reservas de passagem para um destino em particular.