Sexta, 04 de Outubro de 2024

Com passagem aérea mais cara, brasileiros viajam de ônibus

26/10/2015

A alta nos preços das passagens aéreas está empurrando de volta para os ônibus aqueles passageiros que estavam se acostumado a viajar de avião.

Vai viajar de avião? então prepara o bolso. O preço das passagens aéreas aumentou mais de 23% no mês passado. Em tempos de crise, orçamento apertado para muita gente só tem um jeito de viajar. “O pessoal está preferindo agora acho que rodoviária”, diz um passageiro.

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas confirma essa tendência. Os entrevistados responderam como pretendem viajar nos próximos seis meses. O levantamento foi feito em setembro. A expectativa nos aeroportos é de queda na procura por bilhetes.

Enquanto isso, a pesquisa indica que os brasileiros pretendem usar mais os ônibus para viajar. O meio de transporte que andou perdendo passageiros para o avião voltou a ganhar preferência. Principalmente, de quem compra passagem na última hora.

“Se deixar para última hora, o preço é absurdo, não tem condição aí precisa ir correndo para rodoviária, é o jeito”, conta professora Wasti Henriques.

O ministro do Turismo sugere ajustes nos preços. “Na hora que a economia aperta, o salário aperta também, os gastos têm que reduzi-los, você procura fazer a viagem mais barata, daí isso é importante que as companhias aéreas estão tendo já sensibilidade. Procurem lançar pacotes que façam portanto um preço ajustado para que possam conciliar a viagem de ônibus a também a viagem aérea”, afirma o ministro do Turismo, Henrique Alves.

As companhias aéreas têm liberdade para definir as tarifas. Já as empresas de ônibus seguem reajustes determinados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres. O Bom Dia Brasil fez um teste. Comprando para o mesmo dia, na rodoviária, a passagem mais barata do Rio para São Paulo sai por R$ 66. Já no aeroporto, o bilhete da ponte aérea não custa menos de R$ 290 reais.

Álvaro faz essa viagem com frequência. E agora prefere enfrentar as seis horas na Dutra. “Primeira coisa que os ônibus hoje a qualidade melhorou muito”, afirma.

No Rio, a rodoviária registrou em 2015 uma queda de 8% no movimento. Mas a expectativa é de recuperação no fim do ano, o período de maior procura.

Dona Valéria diz que está difícil conseguir uma boa promoção para voar. A saída é ir de ônibus mesmo. “A melhor opção, a faixa dele é o mesmo preço sempre, não muda, e ai leva mais hora, mas é o jeito”, afirma.