Sexta, 04 de Outubro de 2024

Tam confirma voo diário e busca estabilizar Barcelona

22/10/2015

A Catalunha espera incrementar em 13% o volume de brasileiros com o novo voo direto São Paulo-Barcelona da Tam, lançado no dia 1º deste mês. De janeiro a agosto deste ano, a região espanhola recebeu 14% mais brasileiros em comparação com o mesmo período no ano passado, porém, de acordo com o diretor da Agencia Catalana de Turismo para América do Sul, Joan Romero, esse número se deve muito à época de euro a R$ 3,2, e a permanência entre 13% e 14% já será muito positiva para o destino nas atuais circunstâncias. Pelo lado da Tam, o aumento de três frequências semanais para voo diário deixou de ser expectativa para ser uma realidade palpável em junho do ano que vem, segundo seu gerente de Canais e Segmento Turismo, John Paz.

Esses foram os principais assuntos abordados durante workshop da companhia aérea em parceria com o Turismo da Catalunha, hoje, em São Paulo. Além de cerca de dez expositores do destino, mais de 60 operadores estiveram presentes, entre brasileiros e alguns chilenos.

“Uma de nossas maiores expectativas é fazer desse voo uma conexão não só do Brasil com a Europa, mas de toda a América do Sul. Em cerca de duas horas é possível conectar os passageiros do Chile e da Argentina para Barcelona via Guarulhos”, afirma Paz. “Barcelona é um destino muito procurado, além de ser ponto estratégico na Europa, pois tem ótima entrada no continente e excelente localização para cruzeiros no Mediterrâneo”, completa, citando ainda Ibiza e Sul da França como atrativos. A Espanha é o único país do Velho Continente que recebe dois voos da Tam (Madri e Barcelona).

Pelo lado da Catalunha, as expectativas são muito altas. “Barcelona é o destino do momento no mundo na Europa, como é Nova York nas Américas. É uma cidade cosmopolita cheia de vida, cultura, esportes e história, com uma gastronomia premiada e vida noturna diversificada. Crescemos 14% até agosto deste ano e, com o novo voo direto, devemos manter a média, o que já é muito positivo. Se o euro ainda estivesse a R$ 3,2, a história seria diferente, mas temos expectativa de que as coisas melhorem e que, em 2016, com o voo diário, aumente expressivamente o número de turistas daqui”, prevê Joan Romero. “A 40 quilômetros de Barcelona ainda temos Mont Serrat, cujas vinícolas são famosíssimas, e as pistas de esqui em La Molina, duas horas de carro de Barcelona.”

“Nós sempre quisemos esse voo direto entre Brasil e Barcelona com uma companhia brasileira e estamos muito satisfeitos dessa parceria com a Tam. Creio que isso aquecerá o mercado entre ambos os países, pois recebemos muitos congressos e eventos de empresas multinacionais em nosso destino. Creio que o load factor da Tam será metade formado pelo turista corporativo e metade lazer”, analisa o CEO do Barcelona Turisme, Jordi Carnes. “O brasileiro costuma ir à Europa para fazer entre seis e oito destinos, e nosso papel nesse mercado é fazer com que Barcelona esteja sempre nesses roteiros.”

O voo GRU-BCN sai do Brasil às terças, quintas e domingos às 23h55 e chega na Espanha às 10h30. O retorno acontece às segundas, quartas e sextas às 17h35, chegando em Guarulhos às 5h30. A aeronave será B767, com classes econômica e premium business remodulada, segundo Paz.