Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sexta, 27 de dezembro de 2024

São Paulo lidera malha aérea entre as cidades-sede da Copa-2014

28/08/2012

 

O Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo e Editora Panrotas, divulgou um estudo, que será atualizado a cada três meses, com uma análise da malha aérea das cidades-sede para a Copa do Mundo de 2014. De acordo com o primeiro levantamento, São Paulo, palco da abertura do torneio de seleções, destaca-se por liderar a oferta de voos, tanto nacionais, quanto internacionais, no País.
 
Contando os aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos - este em Campinas -, o estado detém participação de 31,9% das viagens domésticas. Somando-se a Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, as quatro cidades possuem 68,4% da frequência de voos dentro do Brasil nas cidades-sede.As quatro são, também, as únicas que têm voos diretos para todas as outras sedes da competição. Contando com escalas, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Manaus, Natal e Cuiabá também conseguem chegar aos locais que receberão o torneio daqui a dois anos.
 
Em viagens internacionais, São Paulo também monopoliza a malha, com 56,87% da oferta, seguido por Rio de Janeiro (20,2%) e Porto Alegre (6,8%). Das cidades que receberão o Mundial, apenas Cuiabá não recebe voos internacionais regulares, de acordo com o levantamento.