Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sexta, 04 de Outubro de 2024

Viracopos recebe dezenas de apaixonados por aviões

13/10/2015

Dezenas de pessoas se reúnem, principalmente aos finais de semana, perto da pista do Aeroporto Internacional de Viracoposem Campinas (SP), para tirar fotografias das aeronaves que pousam e decolam.

Viracopos chama a atenção dos adeptos da prática devido ao grande número de aeronaves cargueiras. O aeroporto é o principal do País do setor. As gigantes são sempre foco dos praticantes.

O grupo de apaixonados por aviões é conhecido em todo o mundo como plane spotters (observadores de aviões) ou entusiastas. 

As fotos acabam compartilhadas em comunidades criadas nas redes sociais, onde milhares de apaixonados pelo hobby, em diversos cantos do Brasil e do mundo, podem visualizar as imagens produzidas pelos aficionados por fotografias de aeronaves.

Além da paixão por fotografar, um spotter também sabe tudo sobre o avião, desde modelo, capacidade, especificidade e até o momento em que ele vai pousar ou decolar no aeródromo. 

Esse último graças a programas de smartphones que permitem ouvir a comunicação com a torre de controle e, também, seguir a aeronave por meio de satélite, em qualquer lugar em que ela esteja.

O ponto preferencial dos praticantes em Viracopos fica do lado oposto ao da pista do aeroporto. Atravessando a Rodovia Santos Dumont (SP-075), na rua que é continuação a Rodovia Miguel Melhado, no Campo Belo. A prática tem crescido nos últimos anos. Aos finais de semana chega a juntar 30 pessoas que aos poucos vão se aglomerando à beira da estrada.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos informou que o aeroporto passou a disponibilizar a área na lateral da pista de pousos e decolagens para que os spotters façam suas imagens. Este local possui rondas motorizadas de equipes de segurança 24h por dia, além de três câmaras de segurança monitoradas.

Para proporcionar mais segurança aos spotters, Viracopos também passou a organizar um evento, sempre que possível, para que os spotters possam ter acesso à área restrita da pista.

Pelo mundo há grandes aeroportos como na Áustria, Japão, Suíça e EUA que têm terraços ou áreas dedicadas aos que pretendem fotografar, filmar ou simplesmente observar o movimento das aeronaves. Na Europa, a cobrança de taxa para entrar em um determinado espaço destinado a fotógrafos-spotters é prática comum.