Sexta, 04 de Outubro de 2024

Companhias aéreas disputam liderança da pontualidade

05/10/2015

As maiores empresas aéreas brasileiras estão em uma disputa pública pela liderança da pontualidade no país. Em setembro, TAM, Gol e Azul – pela ordem, as três primeiras do mercado – anunciaram ter sido as campeãs de voos no horário, cada uma com um critério diferente. Além de irritar passageiros, o atraso obriga companhias a gastar com assistência prevista em lei – a partir de uma hora, o passageiro tem direito a internet ou telefonema; de duas, a alimentação; de quatro, acomodação ou transporte para casa. As empresas alardeiam o índice que mais lhes convém.

Assim, a TAM e a Gol se declararam líderes no quesito pontualidade em agosto. A primeira considera como atraso os voos que chegam 15 minutos depois do horário previsto; já o índice da Gol leva em conta não as chegadas, mas partidas que atrasam. O tempo para definir atraso também é outro: 30 minutos. Já a Azul diz ter sido a mais pontual de janeiro a agosto.

TAM, Gol, Azul e Avianca, em um período de 12 meses (setembro de 2014 a agosto de 2015), foram pesquisadas a partir da FlightStats, única métrica independente e pública disponível sobre o setor. A Azul foi a mais pontual (89,1%), seguida de TAM (86,4%), Gol (85,1%) e Avianca (84,5%). Seus índices são próximos dos melhores no mundo, segundo o site.