Sexta, 04 de Outubro de 2024

Rússia fechará espaço aéreo às companhias ucranianas em outubro

29/09/2015

A Rússia anunciou nesta segunda-feira ter tomado a decisão de fechar seu espaço aéreo para as companhias ucranianas a partir de 25 de outubro, em resposta à proibição, por parte de Kiev, a duas empresas russas de sobrevoarem seu território.

"Em conformidade com as instruções do primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, o Ministério dos Transportes solicitou à Agência Federal de Transporte Aéreo que comunique as companhias (ucranianas) que operam voos com destino à Rússia que os proíba de usar seu espaço aéreo, a partir de 25 de outubro", informou um porta-voz do Ministério à agência oficial de notícias TASS.

Segundo ele, trata-se de uma resposta à medida tomada pelas autoridades ucranianas - e anunciada na semana passada - sobre uma proibição similar às companhias russas Aeroflot e Transaero, a partir da mesma data.

De acordo com o governo de Kiev, a medida tem como objetivo proibir a Aeroflot, primeira companhia aérea russa que acaba de comprar sua concorrente Transaero, de sobrevoar seu território, se suas aeronaves "transportarem material militar, de uso duplo (militar e civil), ou soldados russos".