Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sexta, 04 de Outubro de 2024

Azul Linhas Aéreas Brasileiras (Brasil)

18/09/2015

Com 16,7% de participação no mercado doméstico, a Azul Linhas Aéreas apresentou em 2014 um crescimento de 26,49% no mercado. Ao todo foram transportados 20.007.188 passageiros com um aproveitamento de 79,7%. A ascensão é meteórica, visto que apenas há dois anos atrás (2012) a empresa transportou 10.125.643 passageiros, ou seja, quase o dobro!! Em carga paga doméstica já é responsável por 6,5% do mercado. E não para por ai!! Em dezembro passado (2014) iniciou os voos para os Estados Unidos com os Airbus A330-200. Até o final do ano transportou 21.231 passageiros.

A Azul opera nas seguintes cidades: Alta Floresta, Altamira, Araçatuba, Araguaína, Araraquara, Araxá, Barcelos, Barreiras, Bauru, Belém, Belo Horizonte (Confins e Pampulha), Boa Vista, Bonito, Brasília, Cabo Frio, Cacoal, Caldas Novas, Campina Grande, Campinas, Campo Grande, Campos, Carajás, Cascavel, Caxias do Sul, Chapecó, Criciúma, Coari, Corumbá, Cuiabá, Curitiba, Dourados, Eirunepé, Fernando de Noronha, Florianópolis, Fonte Boa, Fort Lauderdale, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, Governador Valadares, Humaitá, Ilhéus, Ipatinga, Itaituba, Ji-Paraná, João Pessoa, Joinvile, Juazeiro do Norte, Juiz de Fora, Lençóis (Chapada Diamantina), Londrina, Macaé, Macapá, Maceió, Manaus, Marabá, Marília, Maringá, Montes Claros, Natal, Navegantes, Orlando, Palmas, Parintins, Passo Fundo, Patos de Minas, Paulo Afonso, Pelotas, Petrolina, Porto Alegre, Porto Seguro, Porto Velho, Presidente Prudente, Recife, Resende, Ribeirão Preto, Rio Branco, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Rio Verde, Rondonópolis, Salvador, Santa Maria, Santarém, São Gabriel da Cachoeira, São João del Rei, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Luis, São Paulo (Congonhas e Guarulhos), São Paulo de Olivença, Sinop, Tabatinga, Tapuruquara, Tefé, Teresina, Três Lagoas, Trombetas, Tucuruí, Uberaba, Uberlândia, Varginha, Vilhena, Vitória e Vitória da Conquista.

Azul começou a operar em 15 de dezembro de 2008 com dois jatos Embraer 170 de um total de 7 6 encomendados. A proposta da Azul foi de oferecer um serviço diferenciado, sem o conceito de hubs, ligando cidades não servidas pelas atuais linhas aéreas, e com qualidade superior. As aeronaves Embraer 190/195 da Azul são equipadas com bancos de couro, sem as poltronas do meio, apenas fileiras de duas poltronas, e conta com o que há de mais moderno em termos de tecnologia aeronáutica, como, por exemplo, com dois dispositivos HUD – Head Up Displays – que permitem um significativo aumento na segurança operacional. É a primeira empresa da América Latina a oferecer TV ao vivo, em monitores individuais, através da instalação de um sistema via satélite da LiveTV.

Em julho de 2010 encomendou da ATR francesa 40 aeronaves ATR ao preço de US$ 850 milhões de dolares, visando atender localidades que não possuíssem pistas para operação dos jatos Embraer e expandir sua atuação em pequenas localidades. Em 28 de maio de 2012 anunciou uma fusão com a Trip, o que a posicionou como a empresa que atende a maior malha aeroviária no Brasil.

Iniciou voos a Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos, em 1º e 15 de dezembro de 2014, respectivamente. O trecho São Paulo (Guarulhos) – Orlando começa em 15 de dezembro de 2015 e para New York os voos começam em Maio de 2016.

A Azul iniciou a comercialização de passagens para os destinos servidos pela United Airlines ao redor do mundo através de um acordo de interline. Desta forma, com apenas um bilhete, os Clientes podem conectar-se às centenas de cidades atendidas pela empresa norte-americana comprando por meio de canais de venda da Azul (site e callcenter). A novidade faz parte da parceria estratégica anunciada pelas companhias aéreas em junho e permite apenas um check-in para todos os trechos e retirada de bagagens somente no destino final ou primeiro ponto de conexão no Brasil e/ou Estados Unidos.