Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sexta, 04 de Outubro de 2024

Controladores aéreos espanhóis anunciam greve a 26 de setembro e 3 de outubro

15/09/2015

Os controladores aéreos espanhóis apresentaram um pré-aviso de greve de 12 horas a 26 de setembro e a 3 de outubro, em protesto contra as sanções impostas a colegas.

A greve foi convocada pela União Sindical dos Controladores Aéreos (USCA) espanhola e decorrerá entre as 06:00 e as 18:00 (05:00 e 17:00 em Lisboa), na sequência das sanções impostas pelas autoridades aeroportuárias espanholas a 61 controladores aéreos.

Estes funcionários, baseados em Barcelona (nordeste), foram acusados de atos de sabotagem que paralisaram o espaço aéreo em 2010, deixando 200 mil passageiros em terra.

A greve dos controladores espanhóis "tem potencial" para perturbar o tráfego aéreo nacional, confirmou ao DN fonte da TAP, realçando no entanto que é "prematuro" trabalhar com esse cenário, uma vez que até à data da paralisação "muita coisa pode acontecer". Ainda que o planeamento da companhia aérea não seja feito a tão longo prazo, a haver perturbações, estas afetariam sobretudo as ligações aéreas com as cidades espanholas e os sobrevoos, trazendo alguns atrasos para os passageiros com viagens marcadas para esses dias.

Ao todo, 175 controladores foram alvo de processos legais por "revolta", mas 20 de 22 tribunais concluíram que não houve nem desobediência, nem abandono do posto por estes controladores, de acordo com a USCA.