Quinta, 03 de Outubro de 2024

Viracopos será o 1º do País a implantar programa e-Freight

08/09/2015

O terminal de cargas (TECA) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), será o primeiro do País a implantar o programa e-Freight, que tem como objetivo a substituição dos documentos que tramitam em papel por dados eletrônicos na cadeia logística de carga aérea.

Para isso, o aeroporto fechou uma parceria com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, sigla em inglês).

Um grupo de trabalho se reuniu em Viracopos para discutir as barreiras de entrada das cargas no País e, assim, mapear o plano de ação para a primeira fase do e-Freight no Brasil.

O grupo contou com a participação de representantes das empresas Aeroportos BrasilViracopos (aeroporto), Panalpina (agente de carga), Lufthansa (empresa aérea), DB Schenker (agente de carga), American Airlines (empresa aérea), Sindasp (sindicato dos despachantes), e Sindicomis (sindicato dos agentes de carga).

Esse grupo foi selecionado pela Iata devido à participação em outros projetos e ao conhecimento técnico na área. O programa deve beneficiar toda a cadeia logística de carga, proporcionando agilidade e segurança na tramitação de cargas aéreas porViracopos.

O primeiro item a ser implantado dentro do E-Freight será o e-AWB (Air Waybill) Importação. A mesma ferramenta já havia sido lançada no setor de exportação de Viracopos, em 2014.

Atualmente, o programa está sendo implementado em outros aeroportos do País. O e-AWB Importação deve trazer ainda mais benefícios para os atuantes na cadeia logística devido ao processo fiscal mais complexo nesse lado, comparando com o da área de exportação.

"Com o e-AWB não há mais a necessidade de imprimir, manusear ou arquivar o AWB de papel, simplificando o processo da carga aérea no Brasil", disse o assessor de negócios de carga de Viracopos, Adam Cunha.

Conforme a Iata, os benefícios são melhorar a competitividade dos negócios de carga aérea no Brasil, por meio da diminuição de transit time, maior segurança, disponibilização de documentos em tempo real, comunicação entre as partes efetiva e diminuição de custos, entre outros.