Quinta, 03 de Outubro de 2024

Aeroporto de Perth usa cloud para melhorar experiência do passageiro

08/09/2015
Aeroporto de Perth, na Austrália, formou parceria de longo prazo com a Amadeus para implementar o ACUS, uma tecnologia baseada em nuvem que visa beneficiar os clientes das companhias aéreas e viajantes. Esse acordo marca a expansão continuada da Amadeus de suas atividades de TI em aeroportos no eixo Ásia-Pacífico, com o Aeroporto sendo seu primeiro cliente na Austrália - e o quarto mais movimentado do país em termos de tráfego de passageiros.

A solução baseado em nuvem ACUS irá virtualizar aplicativos, permitindo que os sistemas de processamento depassageiros sejam acessados e implementados de qualquer lugar, sob demanda. Isso significa que as companhias aéreas poderão utilizar a plataforma de um computador desktop, laptop ou dispositivo móvel, e permitirá que os passageiros realizem o check-in e obtenham o cartão de embarque que poderá ser impresso de qualquer local.

Os serviços de assistência em terra também serão capazes de lidar com o processamento de passageiros para várias companhias aéreas ao mesmo tempo, de qualquer portão ou terminal, e de qualquer dispositivo.

Qualquer combinação de aplicativos poderá ser hospedada sem qualquer restrição ou limitação na estação de trabalho real ou dispositivo. A plataforma de uso comum também simplificará o treinamento do usuário, permitindo a rápida qualificação de novos funcionários. As reduções de infraestrutura e hardware significam igualmente que a plataforma ambientalmente amigável da Amadeus deverá contribuir para que o Aeroporto de Perth reduza as suas emissões de dióxido de carbono e melhore o seu impacto ambiental.

Rowan Chalmers, gerente-geral-executivo de Operações e Experiências do Cliente do Aeroporto de Perth disse que essa parceria colocará o Aeroporto de Perth em uma posição mais proativa, confiável e flexível no que se refere ao processo de check-in.

“Os sistemas avançados que estamos implementando com a Amadeus fornecerão altos níveis de experiência ao cliente. Durante nosso processo de seleção, ficou claro que a Amadeus era o único provedor de uso comum capaz de realmente oferecer um modelo baseado em nuvem que trouxesse evidentes benefícios financeiros e estruturais", disse ele.

O investimento em tecnologia está em linha com a transformação geral de infraestrutura de AUD$ 1 bilhão do Aeroporto de Perth. "Adotar o sistema de uso comum baseado em nuvem da Amadeus significa que seremos capazes de reduzir os custos de processamento de passageiros em mais de 25 por cento para as nossas companhias aéreas parceiras. Isso foi uma consideração importante ao selecionar esse sistema novo e inovador”, disse Chalmers.

Caroline Wilkie, diretora-executiva da Associação dos Aeroportos da Austrália disse que, a introdução da plataforma Amadeus foi outro exemplo de como os aeroportos australianos investiram em tecnologia de ponta para oferecer serviços melhores e mais flexíveis para os passageiros e companhias aéreas.

"Como os aeroportos australianos continuam a lidar com um crescente número de passageiros e movimentos de aeronaves, a adoção de soluções tecnológicas inovadoras contribuirá no fornecimento de uma melhor experiência para os passageiros e ao mesmo tempo atenderá às necessidades operacionais dos clientes das companhias aéreas", disse Wilkie.

Esta parceria segue o lançamento do ACUS no Aeroporto de Innsbruck, anunciado em fevereiro e o importante acordo assinado com o Grupo Avinor em junho, para adotar o ACUS nos aeroportos em que opera na Noruega.