Quinta, 03 de Outubro de 2024

Novo jato para seis passageiros decolaria como helicóptero

08/09/2015

O TriFan 600 poderá decolar e aterrissar verticalmente em qualquer espaço amplo e plano, e também terá a capacidade de chegar a 640 km/h

Diversas companhias aéreas tentam reinventar seus aviões para tornar a viagem dos passageiros um pouco mais divertida. Esse é o caso da All Nippon Airways, que pintou uma de suas aeronaves como o robô R2-D2, da saga de filmes "Star Wars". Também há empresas que procuram inovar tecnologicamente, como as que criaram o veículo aéreo com emissão zero de carbono e aquele sem janelas, que permite uma vista panorâmica de seu exterior.

A nova companhia de aviação americana XTI Aircraft lançou uma campanha de doação para tentar arrecadar US$ 50 milhões (cerca de R$ 1,8 bilhão) e construir o avião TriFan 600. O inédito modelo de aeronave terá a capacidade de transportar seis pessoas (cinco passageiros e um piloto) e decolar e aterrissar verticalmente, como um helicóptero. O novo transporte é exatamente o contrário do Boeing 787-9, da companhia Dreamliner, filmado levantando voo em posição vertical.

O projeto prevê que o avião voará tão rápido e à mesma altura que jatos particulares, porém será capaz de decolar e aterrissar em qualquer espaço amplo e plano. Para isso, a aeronave terá três ventiladores de dutos, que rodarão em um eixo. Para alcançar voo, as pequenas turbinas ficarão na horizontal, e durante a viagem, na vertical.

É esperado que o TriFan 600 consiga sair do chão apenas 90 segundos após o início da decolagem. O avião terá a capacidade de chegar a 640 quilômetros por hora e voar a uma altitude de 1300 a 1900 quilômetros. De acordo com a XTI Aircraft, o risco de a nova aeronave não dar certo é baixo, pois tecnologias existentes e já experimentadas serão utilizadas no produto.