Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quinta, 03 de Outubro de 2024

Preço continua sendo fator decisivo em escolha de companhia aérea

02/09/2015

Estudo do TripAdvisor denominado Air Travel Survey revela a opinião de seus usuários sobre viagens de avião. Realizado com brasileiros, o levantamento revela que, no momento da compra, o preço (81%) e os vôos diretos (74%) são o fator decisivo na escolha da companhia, enquanto os atrasos e cancelamentos são a maior queixa para 83% dos respondentes. Por outro lado, os serviços de sites de comparação de preços (77%), a facilidade de reservar online (72%) e as opções de vôos (67%) são aspectos que têm melhorado nos últimos anos segundo os participantes.

 

O estudo também aponta que, em comparação com o último ano, mais pessoas pretendiam viajar de avião em 2015. No total, 54% dos usuários dizem que farão entre uma e duas viagens internacionais este ano, 13% a mais do que em 2014. Com relação a viagens nacionais, 31% dos brasileiros pretendiam fazer de 3 a 4 viagens nacionais em 2015, e 29% afirmam que viajarão entre uma e duas vezes para destinos regionais, um número 3% maior do que no ano anterior.

 

- O interesse dos brasileiros em viajar de avião continua a crescer. Além disso, é possível notar que cada vez mais os viajantes estão usando smartphones e aplicativos na hora de pesquisar vôos e fazer check-in - diz Claudia Martinelli, porta-voz do TripAdvisor no Brasil.

 

Com o preço sendo o principal fator de decisão de compra de passagens aéreas, 40% dos participantes afirmam pesquisar valores em até três sites. Ainda segundo a pesquisa, 88% consideram os sites de comparação de preços muito importantes. 

 

Para vôos internacionais, cerca de metade dos brasileiros (42%), fazem as reservas com quatro meses ou mais de antecedência. Já para os vôos nacionais, esse tempo cai para um (24%) ou dois meses (18%).

 

De acordo com o levantamento, diversos quesitos apresentaram melhorias nos últimos cinco anos: sites de comparação de preços (77%); facilidade de reservar online (72%); opções de itinerários (67%); rotas para novos destinos (57%); e processo de check-in (49%).

 

A maioria dos participantes acreditam que os programas de fidelidade não evoluíram muito nos últimos cinco anos: melhoraram um pouco (29%); não houve mudanças (26%); ficaram um pouco pior (18%); ficaram muito pior (12%); e ficaram muito melhor (11%)

 

Sobre as melhorias, 79% acham que aumentou a facilidade em resgatar os pontos.

 

O uso de smartphones tem crescido nos processos de viagens. Entre os principais serviços, estão a realização do check-in, seguida por pesquisas de vôos e verificação do status de vôos: check-in (59%); pesquisas de vôos (57%); verificação do status de vôos (45%); utilização do smartphone como cartão de embarque (34%); e reservas de vôos (26%).

 

Mais da metade dos participantes (51%) classificam o serviço de wi-fi a bordo ruim ou péssimo, enquanto 42% afirmam que o acesso à internet não é nem muito bom nem muito ruim. Apenas 6% dizem que o serviço é ótimo ou bom.

 

As companhias aéreas preferidas dos brasileiros são: TAM; Azul; Air France; Gol; Avianca; American Airlines; Emirates; KLM; Lufthansa e British Airways.

 

A pesquisa foi realizada com 1.010 usuários brasileiros do TripAdvisor entre os dias 21 e 27 de abril de 2015.

 

 

 

NY passa Miami na preferência do brasileiro neste inverno

 

Por muito tempo, Miami se manteve como o destino internacional preferido dos brasileiros. A cidade com belas praias e várias opções de lojas e outlets ainda atrai todos os anos milhões de turistas interessados em todas as suas atrações e prontos para renovarem o guarda-roupa. No entanto, neste inverno, o ranking das cidades preferidas do brasileiro que vai ao exterior sofreu uma alteração, com Nova Iorque no topo da preferência.

 

- O mercado de turismo norte-americano sempre foi promissor e o turista brasileiro vem sendo cada vez mais bem recebido por lá. Miami costuma ser a cidade preferida, mas nesta temporada a procura por Nova Iorque subiu e surpreendentemente a cidade ultrapassou Miami na procura de vôos saindo de São Paulo, comentou o executivo do ViajaNet, Gustavo Mariotto.

 

De acordo com uma pesquisa exclusiva no banco de dados da agência online de viagens do ViajaNet, Nova Iorque lidera o ranking de destinos internacionais mais buscados neste inverno. Em junho e julho, a Big Apple alcançou o primeiro lugar, tomando o posto de Miami, líder em abril e maio dos vôos saindo de São Paulo. Segundo os dados, o número de passagens saindo da capital paulista para Nova Iorque dobrou em comparação com o mesmo período do ano passado.

 

- O número de brasileiros saindo de São Paulo podem ser considerados como válido para representar a intenção de vôo do brasileiro, pois o aeroporto de Guarulhos é a principal porta de saída do turismo nacional, com passageiros que embarcam de vários estados do país - destacou Mariotto.

 

Enquanto o Brasil está na estação mais fria do ano, Nova Iorque recebe os turistas brasileiros com altas temperaturas e uma vasta programação cultural e de lazer. Durante esses meses, é comum ouvir o idioma português pela cidade, seja nas lojas, nos restaurantes e em pontos turísticos, como o Central Park, os espetáculos da Broadway, a Times Square e os três grandes observatórios - One World Trade Center, Top of the Rock e Empire State Building, que permitem ter uma visão de Nova Iorque nas alturas.

 

Já durante o inverno local, as temperaturas na cidade costumam cair bastante e as paisagens são cobertas de neve. Mesmo assim, é comum ver turistas de países tropicais, principalmente durante o Natal, quando Nova Iorque também tem uma programação especial.

 

A presença dos brasileiros na Big Apple é tão marcante que diversos lugares apresentam opções em que a língua portuguesa é contemplada, geralmente com indicações da bandeira brasileira, não a de Portugal. No Museu de História Natural é oferecido um mapa do prédio com tradução em português, e a Biblioteca Municipal terá um tour gratuito em áudio com explicações em português até o meio do ano que vem. Atualmente o serviço é oferecido em inglês e espanhol.

 

O comércio também está se preparando. Cada vez mais estabelecimentos contratam atendentes que sabem se comunicar em português. No caso das lojas de roupas, principalmente nas de departamento, como a Macy?s, você encontra tabelas de conversão de medidas, que facilitam a procura pelo tamanho ideal.

 

- Todas essas facilidades e adaptações são fatores que contribuem para o brasileiro se sentir bem em Nova Iorque e acredito que o número de turismo do país que optam pela cidade deve continuar a subir, até porque o Brasil está com uma boa relação com os EUA e o acesso do brasileiro está mais fácil - lembrou Mariotto, que ainda destacou promoções exclusivas para a cidade e preços baixos como fatores que também contribuíram para o aumento na venda de passagens aéreas para NY.