Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quinta, 03 de Outubro de 2024

TAM Linhas Aéreas (Brasil)

01/09/2015

A TAM é fechou o ano de 2014 como segunda maior empresa brasileira em volume de passageiros pagos transportados. A companhia transportou 36.620.300 passageiros, sendo 32.180.923 no doméstico e 4.439.377 no internacional. Apesar disso, é a primeira em participação de mercado doméstico, com 38,1%, com queda de 4,38% comparado a 2013, e primeira no internacional com 84,6%, e queda de 3,4% comparado a 2013. A divergência acontece devido a ANAC aplicar para cálculo o fator de Passageiro Quilômetro Transportado e não Passageiros Pagos Transportados, onde a companhia no total ficou com o segundo lugar. Nos voos domésticos apresentou melhora na ocupação, passando de 79,3% em 2013 para 81,5% em 2014. Nos voos internacionais também houve melhora com o aproveitamento saltando de 80% em 2013 para 84,9% em 2014.

Em carga paga transportada no Brasil a TAM é líder com 40,7% de mercado e no internacional, considerando somente empresas brasileiras, líder com 74,3%.

A empresa opera nas seguintes cidades nacionais: Aracaju, Assunção, Belém, Belo Horizonte (Confins), Boa Vista, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, Ilhéus, Imperatriz, João Pessoa, Joinvile, Londrina, Macapá, Maceió, Manaus, Marabá, Maringá, Natal, Palmas, Petrolina, Porto Alegre, Porto Seguro, Porto Velho, Presidente Prudente, Recife, Ribeirão Preto, Rio Branco, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Salvador, Santarém, São José do Rio Preto, São Luis, São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Teresina, Uberlândia,Vitória. E também atende as seguintes cidades no exterior: Buenos Aires (Aeroparque e Ezeiza), Caracas, Frankfurt, Lima, Londres, Madrid, México, Miami, Milão, Montevideo, New York, Orlando, Paris, Rosário e Santiago.

A história desta companhia aérea, que hoje, é a maior transportadora doméstica brasileira, iniciou-se ha 29 anos, mais precisamente em maio de 1976, quando da fundação da Tam Regional, pelo Cmte. Rolim Amaro.

Em 1986, com a compra da Votec, o Cmte. Rolim formou a BR Central – Brasil Central Linha Aérea Regional, com o qual passou a explorar vôos para o Centro-Oeste e Norte brasileiro e integrar também o VDC – Vôo Direto ao Centro.

Em 1998 a Tam adquiriu a Itapemirim Transportes Aéreos Regionais e a Helisul Linhas Aéreas, que passou a se chamar Tam Express. Neste ano a empresa estreava no cenário internacional com o vôo São Paulo – Miami.

Em 1999 a Interexpress (ex-Itapemirim) e a Tam Express foram incorporadas a Tam Linhas Aéreas e em novembro de 2000 a Tam Regional foi finalmente absorvida.

Em 2001 os números demonstraram a grandeza com que a empresa se transformou com 542.712 passageiros transportados em linhas internacionais e 8.407.787 em linhas domésticas. A frota consolidada estava formada por 6 Airbus A319, 16 Airbus A320, 7 Airbus A330-200 e 50 Fokker100.

Em 2003 as aeronaves Fokker 100 começavam a ser devolvidas as empresas que as arrendaram a Tam. Naquele ano ainda a empresa passou a operar em regime de code-share vários vôos com a Varig com finalidade de adequar oferta e demanda das duas empresas. Este acordo foi operado até o dia 2 de maio de 2005.

Em 2004 o acordo com a Air France foi desfeito e outros internos realizados com as empresas OceanAir, Pantanal, Passaredo e Trip para alimentação de rotas.

Em novembro de 2006 anunciou contrato de compra de quatro novos Boeing 777-300ER com mais quatro opções, tornando-se a primeira empresa da América Latina a incorporar estas aeronaves em sua frota para os destinos de longo curso. Além disso, assinou um contrato de curto prazo para o leasing de três Boeing MD-11, que operaram até a entrega dos quatro B777-300ERs

Em junho de 2007 assinou um Memorando de Entendimento para a aquisição de 22 Airbus A350 XWB (Xtra Wide Body – aviões de grande porte), modelos 800 e 900, com mais 10 opções, para serem entregues entre 2013 e 2018.

Em 2008 passou a integrar a Star Alliance e 10 de setembro de 2008, David Barioni Neto, ex-vice-presidente técnico operacional da GOL, assumiu a vice-presidência de Operações da TAM, a qual deixou no final de novembro para assumir a presidência da companhia, onde ficou até novembro de 2009. No final de outubro daquele ano recebeu dois Airbus A340-500 com os quais reiniciou a rota de Frankfurt em 30 de novembro.

Em junho de 2009 lançou o Multiplus Fidelidade, programa de fidelização de várias empresas, que gera acumulo de pontos que podem ser trocados entre as empresas. Em 13 de agosto de 2010 assinou um acordo com a LAN para a formação da Latam Group, Holding que uniria as empresas administradas por TAM e LAN. Esta operação foi concluída em 22 de junho de 2012.

Em 2012 a TAM e a ABSA Cargo iniciaram a integração de suas operações, fazendo com que a LATAM tivesse apenas um braço de carga no Brasil. No segundo trimestre de 2014 a LATAM se filiou a OneWorld.

A Tam e a LAN passaram em 8 de outubro suas operações internacionais para o Terminal 3, no Aeroporto Internacional de Guarulhos. As operações domésticas da Tam passaram do Terminal 1 para o Terminal 2.

Em dezembro de 2014 passou a oferecer um voo semanal de São Paulo a Cancún, sendo a única companhia aérea com um voo direto nessa rota.

A operação da extensão até Toronto começa a partir de 29 de março de 2015. No caso dos novos aviões regionais, a empresa pretende atender de 4 a 6 destinos novos por ano, a partir de 2015. Devido isso, as negociações já encontram-se avançadas com os fabricantes, incluindo a brasileira Embraer, fabricante da nova geração do EJet2, cuja proposta inclui 18 encomendas firmes e 12 opções. A empresa espera chegar a uma conclusão até o fim do primeiro trimestre de 2015.

A TAM espera investir R$ 11 bilhões em frota até 2018, com encomendas de mais de 50 novas aeronaves. Estes investimentos não incluem as negociações que estão em andamento. Em outra frente, a empresa também está analisando no curto prazo outras opções de aviões regionais para fortalecer sua presença neste mercado.

Até o fim de 2015, a empresa ainda deve ser a primeira das Américas a receber o novíssimo Airbus A350.

A partir de dezembro, a companhia vai operar a rota entre Brasília e Punta Cana, na República Dominicana.O voo será operado às quartas, sextas, sábados e domingos, em aeronaves Airbus A319 com capacidade para 144 passageiros. O voo JJ8104 decolará de Brasília às 11h25, com pouso programado em Punta Cana para as 15h45 (hora local). No sentido inverso, o voo JJ8105 decolará de Punta Cana às 22h55 e chegará a Brasília às 7h10 (hora local) do dia seguinte.

A TAM também inaugurou em 24 de agosto os primeiros totens de atendimento ao cliente para receber as demandas jurídicas no Juizado Especial Cível (JEC) dos Aeroportos de Guarulhos e de Congonhas. Por meio de uma videoconferência realizada no próprio totem, o passageiro poderá consultar e conversar com os advogados da companhia, visando solucionar o quanto antes qualquer ocorrência.

A iniciativa faz parte de uma série de medidas que a TAM está implementando em favor do diálogo com o passageiro, após se tornar a primeira “Empresa Amiga da Justiça”, projeto do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que pretende diminuir o número de ingressos de processos no tribunal. “A ideia é chegar a um consenso com o passageiro no momento em que ele ainda está no JEC. Feito isso, os nossos advogados redigem imediatamente o termo conciliatório e o cliente o imprime pelo totem”, explica Aline Messias, diretora jurídica da TAM Linhas Aéreas. “A iniciativa será benéfica aos clientes, bem como para a própria empresa e o TJSP. Com o passageiro, a companhia terá uma conversa franca, ágil e conciliadora, a partir da qual pretende aperfeiçoar os processos e corrigir eventuais pontos que gerem descontentamento”, completa a executiva.