Quinta, 03 de Outubro de 2024

Quatro companhias aéreas solicitam ao Governo do Estado autorização para rotas e voos para o Aeroporto de São Raimundo Nonato

27/08/2015

Após 20 anos de espera, o aeroporto de Serra da Capivara em São Raimundo Nonato (548 km de Teresina) terá seu primeiro voo-teste inaugurado nesta quarta-feira. O voo sairá de Teresina a partir de 13h30. No voo, embarcarão o governador Wellington Dias e outras autoridades.

O voo promete uma velocidade maior para a economia, comércio, agronegócio, turismo através da interligação entre cidades do Piauí e outros estados do Brasil.

O voo-teste da empresa Piquiatuba Transportes Aéreos, será feito em um avião de 28 lugares e a passagem de Teresina para São Raimundo Nonato vai custar R$ 240 reais.

O voo sairá de Teresina passará por Floriano (253 km da capital) e chegará a São Raimundo Nonato, a volta é de São Raimundo Nonato, Floriano e Teresina.

O governador Wellington Dias disse que fará em outubro a inauguração do aeroporto, que servirá principalmente para alavancar o turismo dos parques nacionais da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Coronel José Dias e do Parque Nacional Serra das Confusões, em Caracol e Guaribas.

A previsão para entrega do aeroporto é até o início de outubro e no final do ano deve ser concluído o aeroporto de Floriano.

A empresa responsável será a Piquiatuba Transportes Aéreos deve realizar um voo teste que tem como objetivo ser analisado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para poder calcular a melhor rota a ser utilizada por aviões para chegar ao terminal de passageiros.

“Nesta quarta-feira, nós estamos fazendo o primeiro voo-teste de Teresina ao Aeroporto de São Raimundo Nonato. Eles vão passar de 30 a 40 dias acompanhados da Agência Nacional da Aviação Civil e, partir daí, nós teremos a inauguração. Eu quero inaugurar o aeroporto, que está praticamente pronto, já com voos aprovados e rotas aprovadas”, declarou Wellington Dias.

Segundo ele, as companhias aéreas Piquiatuba, Sete, Voa Brasil e Azul pediram autorização para voos e exploração do potencial turístico de São Raimundo Nonato.

“Eu estava na Itália quando ouvi de um espanhol da FAO (Fundo para a Agricultura da Organização das Nações Unidas – ONU) que o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, no Brasil, é a maior biblioteca da pré-história do planeta. É essa biblioteca que a gente vai colocar, com voos regulares, à disposição do Brasil e do mundo e, certamente, gerando empregos, gerando renda, promovendo o turismo. Eu quero já nessa visita a São Raimundo Nonato estar dialogando com o Conselho de Desenvolvimento Territorial porque nós vamos ter que preparar a região com investimentos em saneamento, solução definitiva de água, segurança, saúde. Vamos ter que trabalhar toda a organização hoteleira e de gastronomia para receber bem os visitantes”, falou o governador Wellington Dias.